Home / Cotidiano

COTIDIANO

IBGE diz que população de Goiás foi a que mais conseguiu atendimento médico em 2019

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que Goiás foi o Estado que mais conseguiu atendimento médico no ano de 2019. Segundo os dados apontados, entre os 1,2 milhão de pessoas que procuraram postos de atendimento em saúde nas duas semanas anteriores à entrevista, 90,1% receberam assistência. Goiás empata essa taxa com Mato Grosso do Sul e fica acima da média nacional de atendimentos recebidos na primeira procura, com 77,3%. A média do Brasil é de 73,6%.

Já entre esses que foram atendidos sem a marcação de consulta, dentre os 62,2% (665 mil) que tiveram medicamento receitado pelo médico, 90,9% (605 mil) obtiveram pelo menos um dos remédios prescritos.

Goiás, além de liderar nos atendimentos médicos, também ficou em primeiro lugar no percentual de internações em hospitais. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, 8,6% (604 mil) pessoas que residem em Goiás ficaram internadas em hospitais por 24 horas ou mais nos 12 meses que antecederam a entrevista. A média do país foi de 6,6%.

De acordo com o estudo, a proporção de internação em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) foi maior entre pessoas com renda inferior a meio salário-mínimo, sem instrução ou fundamental incompleto, acima de 60 anos de idade, homens e de cor declarada preta ou parda.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias