Home / Cotidiano

COTIDIANO

Pensões foram cortadas com Reforma da previdência

Mais de 140 mil pessoas morreram por causa do vírus da Covid-19, desde o início da pandemia em todo o brasil, junto com a perda de entes queridos vem a preocupação e a dor de cabeça para garantir a sobrevivência de toda a família, situações que pode ser agravada pelas medidas da Reforma da Previdência que reduziram o valor pago por pensões.

O grupo mais atingido pelas mudanças e o mesmo que sofre com a pandemia da covid-19. As pessoas acima de 60 anos representam 72.9% dos mortos, segundo dados do Ministério da Saúde do final de agosto.

Com a queda na renda causada por uma pensão menor, a pessoa pode ter que revisar seu padrão de vida. Com os gastos de alimentação, remédios, entre outros. pode não ter dinheiro para pagar o aluguel no fim do mês.

E essa regra já está valendo, quem morreu depois da Reforma da Previdência já esta sob a regra nova. Explica o advogado trabalhista Ivandick Rodrigues, doutor em Direito do Trabalho pela USP.

Considerando que a grande maioria dos óbitos pelo vírus da Covid-19, não vem de lares mais ricos, com a previdência privada e segurança financeira, o benefício do sistema de seguridade social e imprescindível. As mudanças nas aposentadorias e pensões foram promulgados em novembro de 2019 e, em março deste ano.

A Reforma da Previdência chancelou uma mudança realizada no governo Jair Bolsonaro que determina que a 50% do valor do beneficio ao qual a pessoa falecida teria direito caso se aposentasse, mais 10% por dependente.

A situação complica mais um pouco se a pessoa que vier a falecer ainda não estiver aposentada, no final de agosto, 26,4% dos óbitos pelo vírus da Covid-19 estavam entre 20 a 59 anos.

De acordo com a reforma, a pensão a ser paga a família de alguém que não está aposentado e proporcional a quantidade de anos trabalhados, de 60% da media de todas as contribuições mais 2% por ano a partir de 20 anos de contribuição (homens) e 15 anos (mulheres).

O valor mínimo pago é de um salario mínimo, o governo tentou acabar com esse piso, mas foi derrotado no congresso nacional.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias