Home / Cotidiano

COTIDIANO

Trump é indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Durante entrevista ao podcast da Fox News, Rundown, nesta quarta-feira (9) o parlamentar norueguês de extrema-direita do Partido do Progresso (FrP), Christian Tybring-Gjedde, anunciou que indicou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Prêmio Nobel da Paz. A indicação ocorreu pela participação de Trump no acordo histórico entre Israel e Emirados Árabes Unidos (EAU). As informações são do site UOL.

Conforme a reportagem, Gjedde pontuou que o papel diplomático de Trump "devia ser recompensado". Isso porque, segundo o parlamentar, o presidente atuou pela consolidação do acordo, declarado em 13 de agosto. Trump agiu pela intermediação das negociações que resultaram na normalização das relações entre Israe e EAU, de acordo com Gjedde.

"Por seu mérito, acho que ele [Trump] fez mais tentando estabelecer a paz entre as nações do que a maioria dos outros indicados", enfatizou Gjedde. "É uma região muito importante para o mundo. Todos os esforços que levam à paz [ali] deveriam ser recompensados com o Nobel."

De acordo com a matéria, a indicação pode ser feita por chefes de Estado, integrantes de governos, membros do Tribunal Internacional de Justiça de Haia, professores universitária e ganhadores do Nobel. Gjedde também é chefe da delegação norueguesa na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Segundo o site 21 norte-americanos receberam o prêmio. Dentre eles, Barack Obama em 2009. O Nobel foi dado pelo trabalho de Obama pela redução de armas nucleares no mundo, além da atuaca pela paz no Oriente Médio.

Além de Obama outros três presidentes dos EUA também ganharam o Nobel da Paz. Theodore Roosevelt em 1906, Woodrow Wilson, 1919, e Jimmy Carter no ano de 2002. No entanto, Carter recebeu o prêmio quando não exercia mais o cargo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias