Home / Cotidiano

COTIDIANO

Depois de dias de calor, SP amanheceu chuvosa

Nesta sexta-feira (9), São Paulo amanheceu com céu fechado e tempestade, após bater recordes de calor durante vários dias. A chuva de madrugada deixou o dia frio, com ventos de 40 km/h na região central.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou via satélite ventania de 80 km/h em alguns pontos da capital e Grande São Paulo.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) o efeito de escuridão se deu pela cobertura da nuvens com desenvolvimento vertical (cumulonimbus), as nuvens com grandes expessuras bloqueiam a passagem de raios solares.

De acordo com a assessoria do CGE, a escuridão não tem nenhuma conexão com as queimadas no Brasil. Conforme o CGE as chuvas mais fortes estão concentradas nas regiões: Cotia, Itapevi, Santana de Parnaíba e Barueri.

O meteorologista André Madeira declarou "A gente vinha avisando dessa mudança, que teríamos um 'refresco' no calor no final da semana. E a tendência é essa mesma", revelou ele.

André Madeira, ressalta que nesse período do ano é normal ter calor, mas neste ano com recorde de temperaturas essa época foi diferente.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias