Home / Cotidiano

COTIDIANO

Elias Vaz vai implantar Conselho Municipal de Proteção aos Animais

O candidato Elias Vaz, da coligação Goiânia Merece Mais (PSB/PDT/Rede Sustentabilidade), anunciou que irá instalar o Conselho Municipal de Proteção aos Animais, com o objetivo de desenvolver ações permanentes na capital. “Vamos dialogar com as entidades que militam nessa área e realizam um trabalho brilhante, que precisa ser valorizado e apoiado. Temos propostas para as pessoas da nossa cidade, mas os animais também devem ser tratados com respeito”, destacou.

Elias Vaz recebeu representantes de ONGs nesta segunda-feira (26). Um dos assuntos tratados foi a importância de estabelecer política de castração gratuita e controle populacional de cães e gatos. “Quanto maior for o índice de animais castrados, menos cães e gatos teremos nas ruas. O índice de animais abandonados na nossa cidade é muito grande”, afirmou a protetora Inessa Cristina Andrade. Outra frente de atuação será o Castra-Móvel para atender diretamente os bairros com maior necessidade de castração de cães e gatos.

Candidata a vereadora pela Rede e militante em defesa dos animais, Zélia Barbosa lembrou a necessidade de destinar recursos para o Hospital Municipal Veterinário, cuja criação foi aprovada pela Câmara de Goiânia. “Será de extrema importância para atender animais criados por famílias de baixa renda e por protetores que cuidam de dezenas de cães e gatos até a adoção”.

Leis e iniciativas de Elias

São de iniciativa de Elias Vaz as leis que proibiram a utilização de animais em circos que se apresentam em Goiânia e a que impede a produção e comercialização, nos restaurantes da capital, de foie gras, obtido à custa de sofrimento animal, com a alimentação forçada para ‘engordar’ o fígado de patos e gansos. Na Câmara Federal, Elias foi membro da Comissão que analisou penas mais severas para maus-tratos a animais. O Congresso aprovou prisão de até 5 anos nesses casos.

Enquanto deputado, Elias Vaz também apresentou projeto para garantir que veterinários realizem a castração gratuita de cães e gatos, sem punição do Conselho que os representa. Ele também destinou R$160 mil para o serviço de castra-móvel em Aparecida de Goiânia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias