Home / Cotidiano

COTIDIANO

OMS estabeleceu meta Covax, que pretende levar vacina aos países em desenvolvimento

A Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou hoje (18), em Genebra, que em parceria com a aliança GAVI, criaram um aparato para uma distribuição igualitária das vacinas contra o coronavírus, principalmente nos países com menos recursos, e estimam que as primeiras doses começarão a ser enviadas no primeiro trimestre de 2021.

Intitulado de Covax, esse mecanismo "conseguiu reunir em torno de 2 bilhões de doses, destacou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhamon Ghebreyesus, em entrevista coletiva hoje. "A luz no fim do túnel é um pouco mais luminosa", disse.

A OMS deliberou o objetivo de contar com 2 bilhões de doses de vacinas para o final de 2021.

Em informe transmitido, a OMS e a aliança para as vacinas GAVI indicaram que já é possível "planejar as primeiras entregas de vacinas para o primeiro trimestre de 2021, com a distribuição do primeiro lote de doses - suficiente para proteger os profissionais da saúde e dos serviços sociais - no primeiro semestre de 2021 em todas as economias participantes ( do mecanismo Covax) que pediram doses para este prazo".

Ainda segundo o comunicado, após essa primeira fase de distribuição, haverá outra no segundo semestre de 2021 em todos os países que integram o programa, com o intuito de vacinar 20% da população dos Estados participantes antes do fim do ano.

"Os anúncios de hoje oferecem o caminho mais claro até o momento para encerrar a fase aguda da pandemia, protegendo os grupos da população mais vulneráveis em todo o mundo", explicava o texto.

Segundo o site Uol, ambas as organizações salientaram que este propósito de entregas dependerá de diversos fatores, como a aprovação das normativas correspondentes e o nível de preparação dos países.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias