Home / Cotidiano

COTIDIANO

Em protesto, fiéis pedem retorno do padre Robson à Basílica de Trindade

Na manhã deste sábado (23), um grupo de fiéis fizeram um protesto pedindo o retorno do padre Robson de Oliveira nas missas da Basílica e da presidência da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), em Trindade, região metropolitana de Goiânia.

O padre era investigado pelo Ministério Público por desvio de dinheiro na associação, mas o processo foi interrompido pela justiça.

O protesto começou por volta das 11 horas e reuniu um pequeno grupo de fiéis em frente a Basílica Divino Pai Eterno. De acordo com um dos organizadores do ato, Braz José Souza, o movimento é pacífico e tem o intuito de não só pedir o retorno do padre, mas também a realizações de missas e orações.

Padre Robson, é fundador e ocupava a presidência da Afipe. Também era o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. O padre está afastado da associação e teve os direitos de realizar celebrações suspensos temporariamente, no dia 21 de agosto do ano passado.

Batizada de " Vendilhões", a operação do Ministério Público apreendeu diversos documentos e equipamentos eletrônicos na casa do padre e em endereços ligados a Afipe. A investigação apontava que ele teria desviado dinheiro de ofertas dos fiéis, que seria usado na construção de nova Basílica de Trindade.

Em outubro, a justiça tinha determinado que as investigações deveriam ser interrompidas por entender que não estavam presentes no processo os crimes apontados pelos promotores. Portanto, no dia 4 de dezembro, a decisão do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás autorizou a retomada da apuração.

O ministério Público chegou a denunciar o padre e outras 17 pessoas por organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os promotores de justiça afirmam que o padre comandava uma organização criminosa e transferia grandes valores para empresas, com o objetivo de utilizar o dinheiro das entidades religiosas criadas por ele como seu, sem prestar contas nem se submeter às regras associativas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias