Home / Cotidiano

COTIDIANO

Enem: Provas do 2° dia tem questões sobre torre Eiffel, funcionamento de fone de ouvido e bomba atômica

Neste domingo (24), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigiu mais uma vez, conhecimento de conteúdos relacionados a situações do dia a dia dos estudantes. Professores do cursinho Descomplica que fizeram a avaliação, relataram que houve questões sobre funcionamento do fone de ouvido, consumo de etanol por carros elétricos, cálculo de orçamento familiar, uso de óleos essenciais e proteção contra raios.

Segundo Leonardo Gomes, professor de física do Descomplica, uma das perguntas comparava uma miniatura da Torre Eiffel à construção em tamanho real; outra exigia que o aluno dominasse o princípio de fissão nuclear em uma bomba atômica.

"O nível de complexidade estava dentro do esperado para o Enem. Só uma questão de ondas em tubos fechados que estava mais difícil, apesar de muito interessante", diz.

Fenômenos como vazamento de petróleo e nanotecnologia, também foram mencionados.

De acordo com a professora Luanna Ramos, que é professora de matemática, duas perguntas que podem ter oferecido maior dificuldade aos candidatos: uma de inequação modular, que era mais trabalhosa, e outra de logaritmo (que, apesar de não ser complexa, trata de um tema não apreciado pela maior parte dos alunos).

"Tudo o que costuma cair, caiu: probabilidade, notação científica, regra de três, análise combinatória, porcentagem, média. Só senti falta de algo com funções trigonométricas."

Estrutura da prova

O segundo dia de provas tem 45 perguntas de ciências da natureza e 45 de matemática. A partir das 15h30, os candidatos podem sair das salas, mas sem o caderno de questões. O exame vai até as 18h30.

Primeiro domingo: MC Fioti e salários de Neymar e Marta

O 1º dia de Enem 2020 teve 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação, cujo tema foi o estigma associado à saúde mental.

Na prova de linguagens, uma das questões de destaque comparava os salários dos jogadores Neymar e Marta. Também houve uma citação à música "Bum bum tan tan", de MC Fioti - por coincidência, no mesmo dia domingo, foi aplicada a primeira dose da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias