Home / Cotidiano

COTIDIANO

Vasco busca reconhecimento na CBF por torneio em 1953

O atual presidente do Vasco, Alexandre Campello foi à CBF para tratar do reconhecimento do Torneio Rivadávia Corrêa Meyer. Sendo assim, tanto Alexandre como o suplente, Jorge Salgado, queriam que o jogo de 1953 fosse validado. Uma vez que o mesmo foi organizado pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), como Torneio Intercontinental de Clubes.

No entanto, antes da FIFA passar a tomar conta da organização do torneio, o mesmo órgão, em 2017, anunciou que os vencedores seriam reconhecidos mundialmente. Porém, o fato não aconteceu e o nome do torneio foi alterado para Copa Rio. Contudo, há dois times na fila de espera para também serem reconhecidos, sendo Palmeiras e Fluminense. Ambos jogaram entre 7 de junho e 4 de julho de 1953, num torneio que reuniu oito clubes em duas chaves.

Sendo assim, Botafogo, Vasco, Fluminense e o escocês Hibernian integraram o Grupo do Rio de Janeiro. Já o Corinthians, São Paulo, o paraguaio Olímpia e o português Sporting fizeram parte do grupo paulista. Deste modo, o alvinegro chegou às finais com duas vitórias sobre os cariocas e um empate contra a Escócia.

Ofício

"O sucesso da Copa do Mundo de 1950 lançou o Brasil no cenário mundial. E, na esteira daquele Mundial, foram organizados torneios internacionais envolvendo clubes de todo o mundo. Nosso Centro de Memória possui em seu acervo documentos, imagens, artigos, jornais da época, ingressos, divulgação midiática e até mesmo o Regulamento Oficial da disputa, material que comprova a dimensão e a importância do Torneio. Com todo a documentação, encaminhamos à CBF um ofício solicitando que ela encaminhasse à Fifa o nosso pleito", explicou João Ernesto ao GE.

Sendo assim, por meio de ofício, o Vasco se dirigiu à FIFA solicitando o reconhecimento do Rivadávia de 1953 como Internacional de Clubes. No mesmo documento é comparado os moldes do Mundial de Clubes atuais com os de 1950. Com isso, exige também o "reconhecimento histórico das atitudes do futebol naqueles anos".

Portanto, Campello cita em documento que a CBF faça o reconhecimento dos times que conquistaram a Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Anteriormente, considerava-se que o primeiro Campeonato Brasileiro havia sido disputado em 1971.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias