Home / Cotidiano

COTIDIANO

DM TURISMO: Tamandaré (PE) e seus encantos

O Nordeste brasileiro é uma das regiões no país mais procuradas por turistas nacionais e internacionais, por ser litorânea e contar com uma organizada estrutura hospedeira e belezas inigualáveis. Vamos conhecer os encantos de Tamandaré, município do litoral sul do estado de Pernambuco, distante 109 km da capital Recife.

Saindo de Goiânia/GO em um voo de aproximadamente 2h40 até Recife, ou percorrendo os 2.322 km de ônibus interestadual ou de carro. Após, o percurso até Tamandaré poderá ser feito em várias alternativas de transporte: Uber, vans, ônibus ou aluguel de um carro. A cidadezinha acolhedora vai te deslumbrar com uma imensidão de coqueiros e um azul do mar com águas límpidas e areias claras.

Possuindo em torno de 22.323 habitantes, Tamandaré oferece um comércio básico e essencial, com um rico centro de artesanatos, com exposições de obras artísticas locais, doces e comidas típicas da região e até peças [adornos] em prata. Funcionam das 9h às 12h e das 14 às 22h semanalmente. Aos sábados acontece uma feirinha, com uma grande variedade de artesanatos, frutas e legumes, em um ambiente bem estruturado.

A cidade mantém alguns hotéis, pousadas e bangalôs, que fornecem comidas típicas e frutos do mar. Mas devem ser agendadas com antecedência, principalmente na alta temporada, que inicia em julho, e de dezembro a fevereiro, com bastante movimentação nos festejos de carnaval.

Para aproveitar bem os momentos na região os turistas e visitantes devem levantar cedo, pois às 5h o sol já está brilhante e convidativo. E o poente ocorre muito rápido, às 18h já está escuro.

A Praia de Tamandaré, que circunda a cidade é o primeiro paraíso a se conhecer, com muito verde e um mar calmo e acolhedor. E também o Forte de Santo Inácio de Loyola, conhecido por Forte Tamandaré, vale a pena ser visitado. A entrada é feita com uma cobrança simbólica [para manutenção], e o avistamento de uma construção rústica, ampla e circular, ideal para tirar fotos. Mantém uma exposição de peças marítimas e artesanatos diferenciados e vários canhões, testemunhando o passado.

Vale conhecer a paradisíaca Praia de Carneiros, um longo trecho com piscinas naturais, com águas mornas, um verdadeiro espetáculo. Formado do encontro do mar com as águas do rio Formoso. Uma calmaria para mergulhos e nados, vislumbrando uma infinidade de peixinhos coloridos e brilhantes. É uma das maiores atrações de Tamandaré.

Outras atrações são as igrejas de São José e São Pedro, construídas no século XIX e tombadas pelo Patrimônio Histórico. Ideal para apreciar obras Barrocas e fachadas coloridas. A igreja de São Pedro é muito procurada, por ter uma imponente torre com sino e uma longa escadaria até as areias da praia.

Com tantas belezas e atrações, os turistas sempre retornam, pois o lugar é um santuário natural, com fascínios singulares e inesquecíveis, oferecendo momentos de paz e liberdade junto a natureza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias