Home / Cotidiano

COTIDIANO

Caiado alerta para possível falta de medicamentos se taxa de covid-19 não baixar

Durante solenidade de anúncio de várias medidas do Governo de Goiás para conter os efeitos da pandemia, em evento realizado na manhã desta terça-feira, 16, o governador Ronaldo Caiado fez um discurso duro, científico e técnico que mostra a realidade da doença no país.

Nesta manhã, Caiado anunciou várias medidas econômicas e administrativas para tentar conter circulação do vírus e mortes. Um pacote de R$ 122 milhões para empresários que não demitirem seus funcionários e R$ 20 milhões para compra de cestas básicas de emergência estão na lista.

"Nessa hora, sempre tentam culpar alguma coisa. É a tese maniqueísta. Olha, se morreu é incompetência do governo, é porque não tem leito, porque amanhã faltou medicamento".

O gestor explicou que não é só governos e prefeituras que enfrentam dificuldades: "Um dado a mais: a rede privada hoje está tendo condições de arcar e ter medicamentos para sedar um paciente em oferta de acordo com a demanda? Não. Todos nós estamos sofrendo".

O governador disse ainda que pode começar a faltar insumos para manter vivos os pacientes, mas afirmou que o Governo de Goiás fez várias ações de precaução durante 2020 e início deste ano, antevendo a segunda onda: "A Secretaria de Saúde do Estado de Goiás teve a precaução inicial de fazer estoques neste sentido. Mas até quando vamos ter condições de sedar um paciente entubado, como ele vai poder viver sem estar sedado, ali com aquele tubo?"

"Nós podemos ter um momento de colapso na oferta destes medicamentos? Sim. Pergunte aos hospitais privados se eles estão tendo facilidades em receber as encomendas que estão fazendo dos medicamentos", afirmou.

Caiado falou da quantidade de oxigênio que o Estado tem neste momento: o acumulado na reserva é suficiente, mas não em excesso: "Tivemos  um cuidado no Estado de Goiás de fazer em instalar usinas próprias de usinas de oxigênio, de instalar reservatório e estoques, como o último que instalamos em Uruaçu, de mais 25, 5 mil metros cúbicos de oxigênio liquido, igual a 25 mil e 500 balas de oxigênio num tanque só. Vocês sabem o quanto aumento o gasto do aumento o gatso d eoxigenio nos hospitais em Goiás? Estou falando dos hospitais. Estou falando dos hospitais estaduais. Nos hospitais com maior número de UTIs, isso chegou a 500% o aumento de consumo de oxigênio. Os outros hospitais que tem processo de enfermaria e algumas UTIs, 200% de aumento de consumo de oxigênio. Então vejam vocês como vivemos o dia-dia".   

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias