Home / Cotidiano

COTIDIANO

Policiais feridos em invasão do capitólio processam Trump

Dois oficiais do Capitólio dos Estados Unidos entraram com um processo contra o ex-Presidente Donald Trump. Trump esta sendo processado por incitar a violenta invasão do Congresso que ocorreu no dia 6 de janeiro deste ano em Washington

Os oficiais que acusam o ex Presidente são James Blassingame e Sidney Hemby, eles apresentaram a ação em um tribunal federal em Washington na terça-feira (30). No documento eles alegaram ter sofrido por ferimentos físicos e psicológicos no dia do confronto.

Blassingame, tem 17 anos que presta serviço como policial ao Capitólio, mesmo sendo negro afirma que foi alvo de agressões racistas pelos seguidores de Trump, porém o oficial teve ferimentos na cabeça e costas e consequentemente sequelas psicológicas depois que aconteceu o ataque .

Já Hemby, trabalha há 11 anos na sede do Congresso americano, foi atingindo por produto químico em todo o corpo e teve ferimentos nos joelhos e mãos onde foi pressionado contra as portas do Capitólio

"Dia do Ataque "

O ex Presidente estava em seus últimos dias na Casa Branca e não reconhecendo a vitória Joe Biden nas eleições presidenciais.

Mas na contagem oficial de votos do Colégio Eleitoral, Trump questionou e entrou em discursão alegando erros na contagem, inevitavelmente a invasão ocorreu de imediato no Capitólio.

Neste dia manifestantes e apoiadores de Trump invadiram o Capitólio no local, durante a invasão pessoas deitam no chão e escadarias do Senado, dezenas de pessoas ficaram feridas, um policial morreu.

Blassingame e Hemby pedem o valor de US$ 75 mil dólares cada um (cerca de R$ 430 milhões atualmente), assim como um valor não revelado por danos punitivos. bem como quatro invasores também veio a óbito .

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias