Home / Cotidiano

COTIDIANO

14 de abril é o dia mundial do café, bebida que está presente em 98% dos lares brasileiros

Comemorado anualmente em 14 de abril, o Dia Mundial do Café homenageia uma das bebidas mais amadas do mundo.

No brasil a bebida está presente em 98% dos lares brasileiros e é a segunda bebida mais consumida no país, ficando atrás apenas da água, conforme mostrou pesquisa encomendada pela Jacobs Douwe Egberts (JDE) em parceria com a Aocubo Pesquisa.

Além do apelo sentimental, o café ainda ganha destaque pela grande quantidade de nutrientes e antioxidantes que estão associados a diversos benefícios, como aumento da energia, melhora do desempenho físico e da memória, prevenção de doenças, entre outros.

Segundo a nutricionista Amanda Cristina Motter Dala Senta, "O grão do café é rico em antioxidantes, que diminuem o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e outras doenças inflamatórias. Contém substâncias que ajudam o corpo a liberar energia, retardando a sensação de sono. Possui minerais, açúcares, gorduras, aminoácidos e vitaminas do complexo B. Ajuda a estimular o metabolismo e melhorar o desempenho na prática de exercícios físicos, contribui para a sensação de bem-estar e ajuda o cérebro a trabalhar mais rapidamente, melhorando a atividade intelectual normal", afirma.

Portanto, o médico gastroenterologista, Thiago Patta, diretor do Instituto de Videocirurgia, Gastrocirurgia e Obesidade de Rondônia, faz uma alerta, o excesso do consumo do café também está associado a casos de úlcera, gastrite e refluxo ou outras doenças gastrointestinais, causando desconforto e dor devido ser estimulante da secreção ácida e da pepsina do estômago.

Foto:pixabay.

O que não significa que o paciente com refluxo gastroesofágico precisa cortar de vez a bebida da sua dieta. Na maioria dos casos, ele pode continuar tomando seu cafezinho diariamente, desde que siga alguns cuidados especiais.


“O grande segredo é evitar tomar café como lanche, de estômago vazio. É uma bebida que foi desenvolvida para se tomar após a refeição, para tirar aquela moleza, sonolência e, estando com o estômago forrado de alimento, ele vai causar menos mal", adverte o médico.

Segundo a nutricionista, o uso do café com moderação também ajuda nas questões de estresse e prevenção do Alzheimer. Além disso, outros estudos têm associado o consumo de café a uma significante redução na incidência de Parkinson.

Foto:pixabay.


Para um adulto, a dose diária recomendada é de três xícaras de até 100 ml por dia, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), "Desse modo, para garantir que o café seja benéfico, evite sua ingestão antes de dormir ou em situações que envolvam estresse e ansiedade. Prefira consumí-lo sem açúcar e sempre associado a bons hábitos de vida, como alimentação equilibrada e prática de atividade física regular", recomenda a nutricionista.

O consumo do café também interfere na estética bucal. De acordo com a odontóloga Carla Rockenbach, o amarelamento dos dentes está associado a um processo de envelhecimento natural, mas para quem tem o hábito de tomar café esse processo se torna mais acelerado. “O café possui um pH muito baixo comparado ao da boca, causando desmineralização do esmalte, facilitando a aderência dos pigmentos que causam manchas e aumentando a sensibilidade dental,” afirma Carla.

Foto:pixabay

Muitas pessoas optam por fazer clareamento dental, o que segundo a odontóloga é uma solução temporária. “O clareamento dental é uma desidratação dos dentes, um processo químico em que os radicais livres provenientes do agente clareador que penetram na estrutura dentária e realizam a oxidação das cadeias carbônicas que constituem as moléculas pigmentadas. No clareamento, os dentes voltam bem rápido a ficarem manchados” afirmou. Segundo a odontóloga, o mesmo acontece também com as resinas.

Segundo ela, a medida definitiva, que resolve as manchas de café nos dentes são as facetas de porcelana. “A faceta em porcelana é hoje o único material que não vai manchar, por que as facetas são formadas por uma substância sólida, altamente polida em que ainda é aplicada uma camada de glaze - que é uma camada a mais de brilho, isto preserva a cor e a faz permanecer intacta por um período muito maior” afirma a odontóloga.

Você sabia?

  • A borra do café funciona como um excelente adubo;
  • A borra do café também é ótima para tirar o mau cheiro da geladeira;
  • O café, quando consumido nas doses corretas (4 vezes ao dia), aumenta a capacidade de concentração;
  • A cafeína, nas quantidades certas, evita a depressão e o mau humor.
Foto:pixabay

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias