Home / Cotidiano

COTIDIANO

Contas no Instagram são alvos de ameaça por grupo criminoso

Na manhã dessa sexta-feira (23), a equipe da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) realizou a Operação Elite Fake. A operação visa investigar um grupo criminoso responsável por administrar perfis de redes sociais usados para disseminar Fake News e extorquir de dinheiro a diversas vítimas.

A investigação policial apontou que o grupo criminoso é responsável por administrar 45 perfis na rede social Instagram, com a intensão de expor e desonrar a imagem de profissionais, médicos, artistas, organizadores de eventos e influenciadores dentro da plataforma. As ações criminosas selecionava pessoas que tem destaque no instagram, para assim, conseguir lucrar com as chantagens.

Para a delegada Sabrina Leles, titular da Crimes Cibernéticos, a motivação de tais criminosos não era somente voltada para disseminar das noticiais mentirosas contra pessoas diversas. Mas que o grupo certamente lucravam alto financeiramente para não expor as vítimas, e que ainda exigiam pagamentos pecuniários, seja para evitar a realização das publicações caluniosas e difamatórias, ou para excluir as postagens que já teriam sido realizadas.

A Justiça determinou ainda a exclusão dos 45 perfis criminosos da rede social. Foto/ DERCC divulgação

Na operação foram cumpridos 03 mandados de busca e apreensão domiciliar. Além dos policiais civis apreenderam computadores, maquinetas de cartão de crédito e diversos celulares.

Até o momento, a DERCC identificou cinco envolvidos nas práticas delituosas. Sendo que um homem de 30 anos de idade e uma mulher de 43 anos são apontados como os administradores dos perfis. Os dois identificados foram presos e serão investigados pelos crimes de calúnia, difamação, associação criminosa e extorsão.

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias