Home / Cotidiano

COTIDIANO

Fatores que podem estar atrasando a venda do seu imóvel em Goiânia

Imagem: Pixabay

A assinatura de um contrato de venda de imóveis é a última etapa que você deve realizar para se tornar oficialmente o proprietário de um apartamento em Goiânia. Depois de enviar uma oferta formal para uma propriedade, o fechamento provavelmente ocorrerá em cerca de 30 dias.

A data de encerramento com a qual você e o vendedor concordam será apenas uma data planejada, o que significa que pode ser alterada. Algumas das razões do atraso estão fora do seu controle, pois o banco em que você fez seu financiamento pode exigir mais tempo para preparar tudo ou há outras complicações.

Um estudo recente descobriu que o tempo de fechamento de imóveis leva em média cerca de 50 dias. E embora isso possa parecer uma eternidade para compradores ou vendedores ansiosos, há uma boa razão para que a compra de uma casa não ocorra rapidamente: é o tipo de negócio que exige cautela e profunda análise de documentos.

Por um lado, os compradores que exigem financiamento por meio de credores devem concluir o processo de solicitação de empréstimo e a avaliação da casa enquanto por outro, o vendedor precisa de tempo para vender seu imóvel, programar a mudança e fazer ajustes necessários.

Em linhas gerais, aqui estão alguns dos atrasos mais comuns no fechamento de casas que você deve evitar:

1. Prazo impraticável

Uma razão pela qual você pode não estar assinando logo a venda de um imóvel é porque você tem um prazo impraticável para o fechamento. Normalmente, o seu agente imobiliário o ajudará a evitar esse erro antes de fazer uma oferta. Ele saberá quanto tempo o processo deve levar depois de levar em consideração coisas como o tipo de financiamento que você está usando, contingências incluídas e muito mais. Tente discutir o prazo em detalhes com seu corretor de imóveis antes de definir uma data de fechamento que não seja prática para sua situação, de modo a não haver lentidão para interessados em sua casa à venda em Goiânia.

2. Atrasos no financiamento

Um atraso muito comum no fechamento de imóveis é devido ao financiamento. Em média, um empréstimo pré-aprovado o ajudará a fechar uma casa mais rápido do que um empréstimo pré-qualificado. Apesar disso, os empréstimos pré-aprovados não protegem totalmente de todos os atrasos de financiamento. Muitas vezes, os problemas podem surgir depois de enviar o pedido de empréstimo ao seu subscritor. O segurador pode então notar uma série de fatores que podem causar atrasos, como erros em seu relatório de crédito, dívida adicional que você incorreu em seu relatório de crédito, questões de título, mudanças em seu estado civil, mudanças na renda ou no emprego, informações de seguro ausentes , falta de documentação financeira e etc.

3. Documentação adicional necessária pedida depois

Mesmo que você tenha sido pré-aprovado para um financiamento bancário, ainda existem documentos adicionais que serão necessários para finalizar seu empréstimo e, por fim, fechar a venda. Um documento acaba exigindo vários documentos se o credor vê algo desagradável. O extrato bancário final e o relatório de crédito que você enviar ao seu credor podem fazer com que ele solicite uma carta de explicação para qualquer coisa que possa parecer anormal. É melhor manter isso em mente e tentar tornar todos os documentos o mais transparentes possível.

4. Danos materiais ou falhas ao concluir reparos

Se houver qualquer tipo de dano à propriedade, o credor pode exigir reparos antes do fechamento contratual. Muitas vezes, podem ocorrer atrasos no mercado imobiliário se o vendedor não fizer os reparos que você concordou. Este é um grande problema e pode fazer com que o fechamento seja adiado ou mesmo cancelado por completo. Uma boa maneira de evitar isso é deixar bem claro quais reparos são necessários após a conclusão de uma vistoria de compra. Lembre ativamente o vendedor se você sentir que esses reparos não serão realizados antes da data de fechamento contratual.

5. Problemas de programação de agendamentos de assinatura e reuniões

Uma parte - seja o agente de fechamento, advogado, representante da empresa de título, credor, comprador ou vendedor - pode não estar disponível para se reunir no dia de fechamento, o que pode atrasar os prazos. Se o comprador for autônomo, às vezes são necessários documentos adicionais. Se o comprador tiver várias fontes de receita, isso pode precisar ser documentado e verificado também. Se o comprador estiver recebendo um adiantamento de uma fonte não convencional ou um presente, isso também pode retardar o processo.

6. Discordâncias de contrato

Às vezes, o vendedor pode não concordar com as solicitações de contrato do comprador (como concordar em incluir todo o conteúdo da casa no negócio). Isso pode encerrar a transação ou exigir negociações adicionais entre os agentes e outras partes envolvidas. Depois de economizar para comprar uma nova casa, obter a pré-aprovação e fazer um pagamento inicial, é difícil para os compradores aceitarem que terão despesas adicionais. Uma boa notícia, então, é que os compradores e vendedores geralmente contribuem para cobrir os custos de fechamento, embora os compradores arcem com a maior parte da carga (3% a 4% do preço da casa) em comparação com os vendedores (1% a 3%) . E embora algumas despesas devam ser pagas antecipadamente antes que a casa seja oficialmente vendida (por exemplo, a taxa de inspeção residencial quando o serviço é prestado) e outras, como impostos sobre propriedade e seguro residencial, sejam recorrentes, a maioria é paga no final, quando você feche a casa e as chaves trocam de mãos. Tenha isso tudo previamente definido para evitar lentidão!

7. Como acelerar um fechamento de venda imobiliária?

Se você deseja garantir que sua compra alcance a linha de término da data de fechamento em tempo recorde, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar: forneça à empresa do título cópias das satisfações antes da busca pelo título, para evitar bandeiras vermelhas. Se você não tiver satisfeito a garantia, informar à companhia de títulos que deseja que ela seja paga com o produto do fechamento manterá o processo em andamento.

Além do mais, embora os vendedores possam fazer os reparos, em geral, é muito mais rápido para eles simplesmente reduzir o preço ou dar aos compradores um desconto para que possam fazer eles mesmos os reparos desejados. Gostou destas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias