Home / Cotidiano

COTIDIANO

Unimed Goiânia lança Guia de Enfrentamento ao Coronavírus

A crise da covid-19 afeta as pessoas no mundo todo indistintamente. Buscar qualidade de vida nesse cenário passa pelo cuidado com a saúde e prevenção de doenças, inclusive psicológias, que ganharam bastante relevância nesse período de pandemia. As pessoas modificaram completamente a forma de viver e passaram a ficar muito mais tempo atrás das telas em videochamadas no celular ou no computador. Mesmo quem não foi afetado diretamente pela covid-19 sofre com seus impactos sociais.

E foi com o objetivo de minimizar essas perturbações causadas pela pandemia de covid-19, que a Unimed Goiânia desenvolveu um Guia de Enfrentamento ao Coronavírus para beneficiários e comunidade. De acordo com o médico Frederico Moraes Xavier, diretor de Mercado da Unimed Goiânia, a publicação reúne informações e dicas essenciais de como lidar com o corpo e com a mente em meio às restrições e mudanças de uma nova realidade que a covid-19 tem causado. “Temos observado que a pandemia traz fatores de instabilidade que afetam a qualidade de vida de toda a população e buscamos um meio de ajudar as pessoas a encontrarem soluções,” explicou.

O Guia, em versão virtual, disponibilizado no site da Unimed Goiânia - http://unimed.me/Wa33f - traz recomendações e estratégias de cuidados com a saúde mental, como técnicas de autocuidado, exercícios de respiração e relaxamento, bem como sugestões nutricionais para práticas alimentares saudáveis. Segundo a imunologista Lorena de Castro Diniz, conselheira de Administração da Unimed Goiânia, o cenário pandêmico e o isolamento social podem despertar manifestações psicossomáticas nas pessoas, afetando a rotina alimentar e, consequentemente, reduzindo a imunidade do corpo.

“Hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para fortalecer a imunidade, sendo considerados uma forma de prevenção contra diversas doenças. Mas é importante lembrar que uma hidratação adequada, exercícios físicos regulares e uma boa noite de sono são práticas que devem ser aliadas à alimentação para garantir mais saúde e qualidade de vida”, ressalta Lorena.

Alertas

A pandemia trouxe uma nova realidade na forma como as pessoas lidam com a saúde. Mudaram a forma de ir às compras, o formato dos relacionamentos e como as pessoas lidam com todos os seus sentimentos e hábitos. E, do ponto de vista geral, o indivíduo sente o impacto de ter que lidar com todas essas questões que o novo cenário dos dias atuais tem deixado nas pessoas.

No Guia de Enfrentamento do Coronavírus, da Unimed Goiânia, é feito um alerta sobre os pontos de atenção com a saúde física e emocional, como crises agudas de ansiedade e de pânico; angústia; medo da perda, da morte, do desemprego, das agressões físicas e psicológicas e do próprio isolamento social; fatores que também podem provocar diversas manifestações psicossomáticas (quando vários fatores somados causam efeitos negativos no psicológico de uma pessoa) além de mudanças comportamentais que levam a dificuldades relacionais no lar e nos empregos; stress; confusão; medo da vacina; ganho de peso – obesidade mórbida; uso intenso de bebidas e drogas.

A publicação reuniu de forma objetiva recomendações de cuidado psíquico de como ficar ativo na pandemia; como fortalecer a imunidade para proteger a saúde; como utilizar terapias para relaxamento; um passo a passo para um sono de qualidade e como evitar a contaminação dos alimentos.

As orientações também abordam cuidados indispensáveis com crianças e adolescentes que têm uma forma diferente de compreender a pandemia e seu impacto emocional. Além disso, a publicação traz receitas saudáveis para o dia a dia.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias