Home / Cotidiano

COTIDIANO

Biden assina lei de crimes de ódio para proteger cidadãos asiáticos

O presidente Joe Biden assinou uma lei de crimes de ódio na última quinta-feira (20). O objetivo é de proteger os americanos de origem asiática, que durante a pandemia do novo coronavírus, sofreram aumento nos ataques.

A Lei de Crimes de Ódio foi criada para acelerar a avaliação de casos relatados de violência racista, melhorar a comunicação do problema e ajudar os estados e comunidades locais combatê-los de forma mais eficiente.

Biden lamentou que tantos membros daquela comunidade tenham sido "atacados, menosprezados, alvejados como bodes expiatórios" nos últimos meses. E antes de assinar disse que, "Muitos asiático-americanos temem por sua segurança."

A Câmara dos Representantes aprovou o texto por 364 votos a 62, evento raro para um Congresso tão dividido.

O aumento da violência racial é denunciado há meses por autoridades que, afirmam ter sido alimentada por discursos culpando a China pela pandemia.

O alarme foi acionado após o massacre em Atlanta no mês de março, no qual seis mulheres de ascendência asiática foram mortas. E a divulgação do vídeo de um ataque violento a uma idosa asiática em Nova York.

Segundo o governador do estado, André Cuomo, é lamentável que esse tipo de violência tenha se tornado "uma epidemia" no estado e no país.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias