Home / Cotidiano

COTIDIANO

“Em 80 anos, a OAB-GO nunca elegeu uma mulher”, diz advogada Valentina Jungmann

A Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps) realizou nesta segunda-feira, 31, palestra híbrida para o curso de direito sobre o tema “Mulher, Mercado e o Princípio da Igualdade”. Participaram do evento a conselheira federal da OAB, advogada e professora Valentina Jungmann, a juíza titular da 3ª Vara de Trabalho de Aparecida de Goiânia, Nara Borges, e a delegada de polícia Laura de Castro.

Apresentada no evento pelos organizadores como a “próxima presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Goiás (OAB-GO)”, Valentina Jungmann destacou que a maioria dos inscritos na OAB é mulher, no entanto, há enorme discriminação no mercado de trabalho.

Jungmann disse que há um inimigo invisível que é necessário ser combatido. “Homens e mulheres até hoje não têm as mesmas chances nos tribunais superiores. Das 27 seccionais do Brasil, nenhuma mulher foi eleita. Dos cinco cargos de diretoria da instituição, todos são ocupados por homens. Em 80 anos, a OAB-GO nunca elegeu uma mulher”, alertou Valentina Jungmann sobre a desigualdade na instituição.

A delegada de polícia Laura de Castro também participou do debate e revelou os meandros da atuação da mulher nas delegacias e sua experiência à frente da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), além dos preconceitos sofridos por ser transexual em uma unidade de autoridade policial.

Durante apresentação, a juíza Nara Borges mostrou historicamente as disparidades culturais, históricas e biológicas que colocam até hoje, apesar dos avanços, mulheres em situações inferiores. “Ao longo dos anos, temos conquistado respeito e espaço. Mas há um longo caminho ainda a ser percorrido”, pontuou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias