Home / Cotidiano

COTIDIANO

Explante de silicone: você já ouviu falar?

Constantemente a indústria da beleza passa por mudanças. Se adequar nos padrões impostos pela sociedade pode por vezes se tornar um grande desafio. Atualmente, o explante de silicone tem se tornado mais comum do que se imagina.

A prótese mamaria tem o poder de realizar o sonho de muitas mulheres que se sentem insatisfeitas com seu corpo. Entretanto, para algumas se torna o inicio de um pesadelo. A "doença do silicone", tem se popularizado muito, ganhado visibilidade principalmente no mundo das famosas.

Atualmente, o explante de silicone cresceu 10,7% entre 2018 e 2019, segundo os dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps). De acordo com o cirurgião plástico, Antônio Teixeira, os motivos do explante podem variar entre complicações com a própria prótese ou a busca por um corpo mais natural.

"A colocação das próteses, é um procedimento que, como qualquer outro envolve seus riscos. Teria os riscos intra operatórios, relacionados aos tipos de anestesias utilizada, complicações como infecções, seroma, sangramentos e tardiamente seria a queda, quando a pele cede", explica o cirurgião.

Estar ciente dos riscos é de extrema importância para quem pretende colocar o silicone. Sendo assim, sempre procure um bom profissional, com registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O cadastro é a comprovação que ele realmente é um cirurgião plástico, tendo treinamento especifico para poder realizar a cirurgia.

Além disso, a escolha do tamanho da prótese é bastante importante na hora de tomar a decisão final. "O importante é não colocar próteses muito grandes. É preciso lembrar você vai ter que conviver por um longo período da vida com ela, então tem que pensar se você está realmente preparada para carregar todo esse peso", completa Antônio Teixeira.

É importante ressaltar que o explante deve ser acima de tudo, orientado e indicado por um profissional qualificado. Além do custo financeiro, deve-se colocar em evidencia todos os riscos de uma nova cirurgia.

Doença do silicone

Para a Rebeka Rosado, de 24 anos, formada em comércio exterior, os problemas com a prótese começaram depois de 10 meses da sua cirurgia.

"Começou a sair um seroma da minha cirurgia, que é comum sair, porém nos primeiros dias de cicatrização. Eu já tinha 10 meses de cirurgia, eu tive que tomar três corticoides injetáveis para ver se parava o vazamento do seroma e eu estava com muita dor", explica Rebeka.

Ela explica que não tinha muito conhecimento do explante, mas, com o começo dos problemas procurou se informar sobre o assunto. Nas redes sociais foi possível perceber essa busca pelo procedimento pelas mulheres que estavam insatisfeitas com as próteses mamarias.

De acordo com ela, o profissional que a atendeu não explicou sobre os riscos existentes. "Meu médico não me orientou sobre nenhum risco, nada, ele falou sobre a anestesia em si e o pós operatório, mas nada sobre esses riscos que eu venho conhecendo agora, depois de quase um ano que eu coloquei", completou.

Hoje, fazer o explante não é uma opção para Rebeka, mas ela afirma que caso tenha mais complicações, não vê outra solução para o problema.

"A maioria das mulheres que colocam é mais por uma cobrança da sociedade mesmo. Por ver outras mulheres, e agora com as redes sociais, a gente está cada vez mais em busca da perfeição. Tudo tem um preço e não só em dinheiro, tudo tem um preço emocional, saúde... Temos que nos amar em primeiro lugar. Pensar muito nos problemas que isso pode causar, porque é uma decisão para resto da vida", conclui.

Rebeka Rosado, 24 anos

A importância de se informar

"É importante a paciente antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, inclusive a colocação das próteses, ter pesquisado bastante sobre as limitações daquele procedimento', orienta o cirurgião.

Uma boa recuperação está ligada fortemente a uma combinação de fatores. A cirurgia sozinha não consegue oferecer um resultado 100% sem o auxilio de uma boa alimentação e exercício físico.

"Um fator importante para as realizações de cirurgia de mama é vc estar em um peso que vc vai conseguir manter. Pois, se você faz a cirurgia de prótese mamaria e perde peso, tem grande chance dessa mama ceder, sobrar pele. Sendo assim, não tenha pressa, perca peso, esteja segura com seu médico e então faça sua cirurgia", finaliza Antônio Teixeira.

Estar ciente dos riscos, realizar os exames pré operatórios e saber escolher um bom profissional. Essas indicações são os fatores essenciais na hora de fazer sua cirurgia. Acima de tudo estar bem consigo mesma, esse é o grande segredo da beleza.

Cirurgião Plástico, Antônio Teixeira

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias