Home / Cotidiano

COTIDIANO

Maio Amarelo: mês é marcado por imprudência no trânsito

Maio é considerado o mês de conscientização de atitudes no transito, popularizado como "Maio Amarelo". Por isso, a Polícia Rodoviária Federal realiza uma operação integrada com a Secretária Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA). Nesta quinta-feira (27), são realizadas ações educativas e fiscalizatórias na BR 153, km 509, região metropolitana de Goiânia.

O grupo de motociclistas da PRF participa do comando que dará atenção especial para os condutores de duas rodas. Esses em sua grande maioria, são os autores mais frágeis durante um acidente no trânsito.

De acordo com a equipe de policiais, é impressionante e ao mesmo tempo preocupante, a grande quantidade de condutores sem a Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, irregularidades com a documentação e no estado de conservação são frequentes entre as motocicletas abordadas.

Sem retrovisor, defeito na iluminação, pneus lisos, capacete utilizado de forma inadequada e condução sem atenção. Esses são apenas alguns das inúmeras infrações flagradas todos os dias nas rodovias.

Contudo, em 2019 e 2020, um recorte mostrou que os motociclistas estiveram envolvidos em 1.384 acidentes nas BRs goianas. Cerca de 1.744 pessoas ficaram feridas e 91 morrera. A falta de atenção foi em disparado o principal motivo para os acidentes.

Na semana passada, uma operação na BR 060 em Rio Verde, proporcionou em três horas a fiscalização de 86 motocicletas, onde 45 precisaram ser apreendidas. Mais de uma centena de infrações foi anotada.

Atualmente, com trabalhadores tem aderido à informalidade e aumento das demandas por transportes por aplicativos podem impactar no fluxo de motocicletas no trânsito. A PRF ressalta a importância do condutor observar não só as regras de trânsito durante a condução como também a manutenção e conservação adequada do veículo para garantir a segurança de todos que compartilham a via.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias