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Tecnologia "Expresso " acelera serviços públicos em Goiás

O Governo de Goiás lançou, ontem, “Expresso”, nova plataforma que oferece 70 serviços da gestão pública. De acordo com governador Ronaldo Caiado, todos os serviços estarão disponíveis por meio virtual.

O anacronismo tecnológico da administração pública incomodava o governador, que herdou uma gestão com máquinas velhas, redes imprestáveis, programações decadentes e um conjunto de sistemas antiquados.

Para se ter ideia, Goiás era considerado um dos estados mais atrasados em inovação no país. A medida quer mudar a realidade arcaica do Estado. É o primeiro passo.

“Tiramos Goiás da fase analógica para a digital”, disse Caiado. A meta é garantir atendimento de qualidade, padronizado e acessível, completa. Para ele, o Estado tem a “obrigação de devolver à sociedade o tempo perdido”.

Caiado foi sincero quanto a grau de atraso da máquina pública: “O dinheiro público agora é aplicado corretamente. A máquina do Estado hoje pede desculpas à população”, disse.

O acesso à plataforma está disponível por meio de aplicativos, pelo site www.expresso.go.gov.br, terminais de autoatendimento em unidades do Vapt-Goiás. Para receber o serviço, os municípios terão que assinar convênio com o Governo do Estado.

Neste início, por meio do Expresso, estão disponíveis serviços como emissão de segunda via da conta de água da Saneago, de boletos do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), de guia de trânsito animal e de certidão negativa de débitos da receita estadual. A abertura de reclamação junto ao Procon-GO e o licenciamento anual de veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) também estão na ferramenta.

“Fazemos essa reparação, com oferta de serviços que a sociedade não teve durante muitos anos”, afirma o governador.

Durante a solenidade, o vice-governador Lincoln Tejota destacou que uma das marcas do Governo de Goiás é a “digitalização”, que proporciona facilidade na “prestação de serviços para o cidadão, mas também ajuda a combater a burocracia e aproximar as pessoas. Nós estamos construindo um governo mais próximo da população”.

A iniciativa tem coordenação da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), e foi desenvolvida por meio de ação conjunta e integrada entre as Secretarias da Administração (Sead), Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com a Casa Civil.

“O Estado de Goiás estava entre os últimos estados na digitalização de serviços. Hoje, estamos entre os 10 maiores Estados nesse quesito. Até o ano que vem estaremos entre os três primeiros”, afirmou o titular da SGG, Adriano da Rocha Lima. Para o secretário, a ação é resultado de um esforço conjunto e que tem como maior benefício a inclusão do cidadão.

Para o titular da Sead, a revolução tecnológica realizada pela gestão de Ronaldo Caiado tem dois objetivos: respeitar o cidadão e gerar mais economia tanto ao Estado quanto aos trabalhadores. “Hoje, o cidadão é muito mais autônomo e não quer mais gastar duas horas para ser atendido. Essa ação dá capacidade ao cidadão de ser rapidamente atendido”, enfatizou Bruno D’Abadia.

As pessoas que não têm acesso à internet em casa ou dificuldade com as diversas plataformas digitais também terão oportunidade de agilizar o atendimento com o uso dos totens, que serão instalados nos municípios. “O Balcão Expresso vem como complemento de um dos modais para dar acesso ao cidadão, talvez mais idoso ou com pouco acesso à internet ou instrução digital”, destacou o secretário de Administração, Bruno D’Abadia.

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