Home / Cotidiano

COTIDIANO

28 de junho - Dia do Orgulho LGBTQIA+

Inclusão de gênero é realidade no Bretas Rede de supermercados, que possui uma política de inclusão que valoriza o trabalhador sem qualquer preconceito.

“Construí uma família no Bretas.” “Estou aguardando uma promoção.” Essas são, respectivamente, frases de José Francelino Júnior, o Fran, de 35 anos e de Lorena Brito Naves, 29 anos. Ambos são colaboradores do Bretas, na loja Sol Nascente, em Goiânia.

O encarregado de frios, Fran, conta que assumiu ser homossexual para a família aos 17 anos. Fran veio do interior do Estado, Formoso, para Goiânia em busca de novas oportunidades.

E ele conquistou o primeiro emprego, há quase 11 anos, no Bretas começou como repositor de frios. Hoje lidera uma equipe de quatro profissionais. “Fui recebido com amor. Meu jeito aberto e brincalhão me permite fazer amizades facilmente. Hoje tenho uma família no Bretas. Minha a orientação sexual nunca atrapalhou o meu crescimento profissional”, pontua.

Diversidade

Lorena se destaca na função de operadora de caixa e aguarda, em breve, uma promoção. “Inspiro-me em outras mulheres. No trabalho faço o meu melhor e me dedico completamente”, pontua.

A estudante de enfermagem, de 29 anos, está em processo de transexualização. As prioridades atuais são retirar o pomo-de-adão e colocar próteses mamárias. Ela trabalha na rede de supermercados há quase três anos e revela que sempre foi tratada com muito respeito pelos colegas e também pelos clientes. “Fiquei receosa quando fui chamada para a entrevista de emprego em 2019. O meu medo caiu quando as recrutadoras me questionaram se eu ia conseguir prosseguir meus estudos e trabalhar”, conta.

Para a jovem, a data 28 de julho marca a resistência diária de todos os LGBTQIA+. “Somos a representatividade. É muito importante conscientizar e reforçar a importância do respeito e da promoção da equidade social e profissional de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, quer, intersexuais e assexuais”.

Valorização

A Cencosud Brasil - grupo ao qual pertence o Bretas- possui uma política da Diversidade e Inclusão e conta com um canal direto de denúncias. Anualmente, é feita uma pesquisa de clima organizacional. O grupo produz e disponibiliza para todos os colaboradores e pessoas recém admitidas vídeos educativos e cursos sobre diversidade e inclusão.

“Aqui no Bretas entendemos que trabalhando com políticas de inclusão e diversidade, garantimos que nossa gente representa a sociedade e comunidade que estamos inseridos. Por isso valorizamos, reconhecemos e celebramos estas datas importantes”, afirma o Gerente de Recursos Humanos, Wanderson Ferreira.

A data

28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), data celebrada e lembrada mundialmente que marca a luta contra a perseguição e o preconceito contra pessoas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Sobre o Bretas

Fundado em 1954, o Bretas é uma rede supermercadista com 80 lojas, 12 postos de combustíveis e dois Centros de Distribuição, em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado sulamericano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 7 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade e serviço a preços justos. www.bretas.com.br

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias