Home / Cotidiano

COTIDIANO

Bolsonaro preocupado com racha e falta de autonomia do Patriota

Após se filiar ao Patriota, o senador Flávio Bolsonaro (RJ) abre caminho para a chegada do pai, o presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar afirmou, ontem, durante convenção do partido, que o chefe do Executivo deseja se integrar à sigla, mas que, para isso, precisa de segurança jurídica e que o racha interno da agremiação seja resolvido.

“A percepção que dá é de que não estão entendendo qual é o tamanho do jogo que a gente quer jogar. Já convidei outra vez e vou convidar de novo. Eu quero que a gente jogue a Série A. Ninguém está vindo aqui para jogar a Série B mais não, porque muito mais coisa está em jogo do que uma função ou outra do partido”, ressaltou.

De acordo com o senador, Bolsonaro deseja uma legenda livre de “preocupações partidárias”. “Reafirmo que a preocupação minha e do presidente, que está aguardando os desdobramentos do Patriota internamente, é que nós não queremos preocupações partidárias. O presidente já tem o país para tomar conta, e a gente tem de ocupar a cabeça com as questões eleitorais”, destacou. “A nossa preocupação é termos autonomia na hora de tomada de decisão, na hora que formos fechar palanques para estados, governadores, senadores.”

Há, ainda, um racha interno entre duas alas. A primeira é chefiada pelo presidente Adilson Barroso, que defende a ida de Bolsonaro para o partido, com o objetivo de torná-lo “o maior do Brasil”. Do outro lado, está o vice-presidente, Ovasco Resende, que reclamou da falta de diálogo.

Nova convenção
A disputa interna no Patriota, partido a qual Jair Bolsonaro negocia sua filiação, ganhou um novo capítulo. O vice-presidente da legenda, Ovasco Resende, convocou uma nova convenção da sigla para o dia 24 de junho, presencialmente em um hotel em Brasília e também virtualmente.

Trata-se de um contra-ataque ao presidente do Patriota, Adilson Barroso, que é acusado de cometer irregularidades para ganhar a maioria do partido, alterar o estatuto e assim abrir caminho para a o ingresso do presidente da República na sigla. A falta de unidade ameaça a filiação de Bolsonaro.

De acordo com o secretário-geral do Patriota, Jorcelino Braga, a nova convenção foi convocada por orientação de advogados. O objetivo é que nova reunião cumpra todos as regras que teriam sido ignoradas por Adilson Barroso. “O nosso jurídico entendeu que deveríamos fazer uma nova convenção com quórum qualificado, dando o prazo legal de dez dias, publicando em todos os 27 estados da federação e no Diário Oficial, diferente do que fez Adilson”, disse Braga.

A convenção vai deliberar sobre os atos do presidente e sobre possíveis sanções, além de discutir alterações estatuária. A reunião também terá como pauta a possibilidade de o Patriota lançar um candidato próprio ao Palácio do Planalto em 2022. “Estamos fazendo uma convocação por entendemos que a maioria (do partido) é nossa por pleno direito. Esse é o primeiro de uma série de atos jurídicos que vamos fazer”, disse o secretário-geral.

A convenção não discutirá a filiação do senador Flávio Bolsonaro, que ingressou no partido em 31 de maio. Braga afirma que o grupo não tem uma posição fechada sobre a entrada de Bolsonaro na legenda, mas defende que o presidente da República precisa conversar com toda a Executiva e não apenas com Barroso. “Ninguém é contrário à filiação do presidente Bolsonaro, somos contrários às atitudes de Adilson”, pontuou Braga. Essa é a terceira convenção do partido marcada nas últimas semanas. Na primeira, realizada no dia 31 de maio, houve mudança do estatuto e Flávio Bolsonaro filiou-se à legenda. Entretanto, o grupo de Resende apontou irregularidades e um cartório de Brasília emitiu uma nota devolutiva — documento utilizado para cobrar esclarecimentos — dando 30 dias para a entrega de documentos que explicassem a "eventual não satisfação do quorum qualificado" na convenção.

Pode desistir Diante do impasse partidário, interlocutores de Jair Bolsonaro já veem sinais de que o presidente pode desistir de ingressar no Patriota mais uma vez.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias