Home / Cotidiano

COTIDIANO

Portugal bate a Hungria na Eurocopa

Não foi fácil, mas a vitória veio – com recordes. Portugal estreou na Euro 2020 com vitória por 3 a 0 sobre a Hungria em Budapeste, pela primeira rodada do Grupo F. Raphäel Guerreiro e Cristiano Ronaldo em duas oportunidades marcaram para os lusitanos.

Portugal, que defende o título europeu, vinha de péssimo retrospecto em estreias de grandes competições. A última vitória em estreias aconteceu em 2008, na Euro daquele ano, sobre a Turquia. De lá para cá foram três Copas do Mundo (2010, 2014 e 2018) e duas Eurocopas (2012 e 2016).

A partida foi difícil para os portugueses, que pressionaram desde os primeiros minutos. A seleção húngara, com um time tecnicamente inferior ao dos adversários, pouco assustou, mas esteve muito bem postada defensivamente – os números de posse de bola (70% x 30%) e de finalizações (6 x 1) mostram a disparidade lusitana nos primeiros 45 minutos, que só não foi para o intervalo com vantagem no placar graças às intervenções do goleiro Gulácsi.

Na segunda etapa o cenário não mudou: Portugal continuou pressionando e a Hungria se defendendo. Só aos 38 – quatro minutos depois da Hungria ter um gol anulado. Raphäel Guerreiro bateu de primeira o cruzamento que veio de Rafa Silva. A bola desviou em Orbán e matou Gulácsi.

Dois minutos depois, Orbán e Rafa Silva apareceram novamente. O português recebeu bom passe de Renato Sanches e só foi parado na área, sendo puxado pelo zagueiro húngaro. Na cobrança, Cristiano Ronaldo bateu firme no canto esquerdo do goleiro e se isolou como o maior artilheiro da história da competição, com dez gols.

Os portugueses continuaram pressionando mesmo com o placar em 2 a 0. Aos 46 minutos, Cristiano Ronaldo tabelou com Rafa Silva, driblou Gulácsi e bateu de esquerda para marcar o segundo na partida e o 11º na história do torneio.

Recordes
A partida em Budapeste marcou a quebra de três recordes por Cristiano Ronaldo. Além de se tornar o maior artilheiro na história do torneio, o gajo se tornou o único jogador a disputar cinco edições de Eurocopa (2004, 2008, 2012, 2016 e 2020) e o atleta com mais partidas vencidas no torneio.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias