Home / Cotidiano

COTIDIANO

Vítima de assassino em série continua em estado grave no HUANA. Criminoso está foragido

Uma força tarefa das polícias militares de Goiás e do DF, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) já está há seis dias numa busca pelo criminoso Lázaro Barbosa Souza, de 33 anos, suspeito de cometer um quádruplo latrocínio em Ceilândia, no DF, e um quinto em GO.

No último sábado, em Cocalzinho de Goiás, ainda baleou mais três pessoas da mesma família, ao invadir uma chácara nos arredores da cidade. As vítimas, Telmo Marques da Costa e Milca Alves da Costa, ambos com 64 anos e Rodrigo Alves da Costa, 40 anos, foram encaminhadas para o Hospital de Urgência de Anápolis. Rodrigo e Milca tiveram alta nesta segunda (14); Telmo permanece internado em estado grave.

A longa e estarrecedora lista de crimes de Lázaro começou na quarta-feira, 9 de junho. Após arrombar a porta e entrar na casa, ele matou a tiros e facadas o empresário Cláudio Vidal, de 48 anos, e seus dois filhos, Gustavo Marques Vidal, de 21, e Carlos Marques Vidal, de 15.

A ação pôs moradores do DF em alerta e iniciou uma perseguição policial que conta com helicópteros, cães farejadores, drones e mais de 200 homens. Perseguido, Lázaro Barbosa já teria ateado fogo em uma casa, roubado carros e despistado os policiais há uma semana. A Secretaria de Segurança Pública de Goiás e a Secretaria de Segurança Pública do DF montaram uma força tarefa para capturar o suspeito, com base na cidade de Cocalzinho.

A polícia acredita que ele está munido de um revólver calibre .32 e possivelmente de outras armas e munição roubadas nas casas que invadiu ao longo da última semana. Cerca de 17 fazendas da região estariam ocupadas por policiais.

Histórico de crimes
Lázaro Barbosa de Souza é condenado por homicídio na Bahia, além de já ser procurado por crimes de roubo, porte ilegal de armas de fogo e estupro no Distrito Federal e no estado de Goiás. Em 2007, ainda na Bahia, ele foi acusado de um crime de duplo homicídio e chegou a se entregar. No entanto, cerca de dez dias depois ele teria escapado, segundo informou a Polícia Civil da Bahia.

De acordo com a polícia de Goiás, ele foi preso em 8 de março de 2018 pelo Grupo de Investigações de Homicídios de Águas Lindas. No entanto, fugiu do presídio apenas quatro meses depois. Lázaro Barbosa teria cometido crimes já em abril do ano passado. Entre os dias 8 e 9 daquele mês, na cidade de Santo Antônio do Descoberto, ele teria invadido uma chácara onde moravam quatro idosos. Além de roubar pertences do grupo, o suspeito teria agredido os idosos e usado um machado para atacar um deles na cabeça.

Em abril deste ano, no dia 26, ele teria invadido uma casa no Sol Nascente, também na região administrativa de Ceilândia. Após invadir a propriedade, ele teria trancado pai e filho dentro de um quarto e levado a mulher para o mato, onde a teria estuprado.

Os crimes de Lázaro nos últimos sete dias
Quarta-Feira, dia 9 de junho: Lázaro invade a chácara de Cláudio Vidal e mata ele e seus filhos, em uma ação que dura cerca de 10 minutos. No momento da fuga, faz Cleonice Marques, de 43 anos, mulher de Cláudio, refém e a sequestra. Logo após a entrada do bandido na casa, ela teria feito uma ligação para seu irmão pedindo por socorro. A família chega momentos depois, mas encontra apenas os corpos de Cláudio e dos dois filhos.

Quinta-feira, dia 10 de junho: Na parte da manhã, Lázaro teria invadido outra residência apenas três quilômetros de distância da chácara da família de Cláudio e Cleonice. Ele teria mantido a dona da casa, Sílvia Campos, de 40 anos, e o caseiro, Anderson, de 18, sob a mira de sua arma durante três horas e os obrigado a fumar maconha. Ele teria roubado cerca de R$ 200 e celulares antes de deixar a residência. Cleonice continua desaparecida.

Sexta-feira, dia 11 de junho: Lázaro é suspeito de roubar um carro e fazer mais um refém. Ele teria deixado Ceilândia e ido para Cocalzinho, em Goiás. Lá, incendeia o veículo. A polícia acredita que ele pode ter contado com a ajuda de um comparsa nesse momento. As buscas por Cleonice continuam.

Sábado, dia 12 de junho: O corpo de Cleonice é encontrado em um córrego próximo ao Sol Nascente. Enquanto isso, Lázaro teria invadido uma residência nos arredores de Lagoa Samuel, onde teria ingerido bebidas alcoólicas, feito o caseiro refém e destruído o seu carro. Horas depois, ele teria invadido a chácara nos arredores de Cocalzinho de Goiás, atirado em Telmo, Milca e Rodrigo e roubado armas de fogo na residência. À noite, teria incendiado uma casa em Cocalzinho.

Alguns relatos afirmam que ele teria trocado tiros com a polícia, informação que não foi confirmada pela polícia goiana.

Na manhã de hoje, o secretário de Segurança Pública de Goiás Rodney Miranda (DEM) esteve acompanhando as buscas pelo suspeito. Ele se referiu ao possível criminoso como um psicopata.

“Temos informações que dizem que ele está por aqui, por essa região, e temos informações que ele está em Água Lindas e até mesmo que ele teria voltado para o DF. Vamos trabalhar em todas essas vertentes até resolver. Ele é o que a gente chama de mateiro. Ele está acostumado com a região, acostumado a se emburacar em diversos pontos”, disse o Secretário

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias