Home / Cotidiano

COTIDIANO

Aprovar novo Fundo Eleitoral não passa de uma vergonha

Não precisa explicar muito. Basta olhar para o nível da política brasileira. O presidente da Câmara Federal diz que sem financiamento público, em outras palavras, sem o dinheiro dos impostos do povo, as campanhas políticas no Brasil podem acabar sendo bancadas pelas milícias e pelo tráfico. O grande problema é que a realidade das campanhas no Brasil, boa parte delas, não já foge ao que o presidente da Câmara alerta. Agora, usar dinheiro público para fazer esse circo... Aliás, o Fundão (Eleitoral), hoje de R$ 1,7 bilhão, deve ser mais que dobrado em tempo em que não há recursos, pelo menos o governo federal faz entender isso, sequer, para a compra de vacinas contra a Covid-19. O grande problema é que o dinheiro usado nas campanhas, boa parte dele jogado fora, vem dos tributos pagos pelos contribuintes, já que o governo federal não faz dinheiro, apenas arrecada. E com mais dinheiro nas mãos de políticos despreparados, com certeza, sobrará mais para a corrupção. A verdade é que a democracia não pode continuar mais convivendo com esse tipo de prática: onde quem manda, quem se faz obedecer é justamente os carrascos da própria democracia.

Café da manhã

Bom de tiro

Autor de texto sobre as peripécias do ex-governador Irapuan Costa Júnior (foto) no Esporte, Dener Soares trouxe, aqui no Diário da Manhã, uma faceta pouco conhecida do antigo gestor: a prática de tiro.

Reflexo

E mais do que isso: suas vitórias nas disputas aos 83 anos. Irapuan é um profundo conhecedor de armas e seu alcance. Dener escreveu que ele ’demonstra reflexos e habilidades de um jovem de 25 anos’.

Esquisito

Sem uma explicação lógica, por parte da investigação, o caso da deputada Joice Hasselmann acaba gerando suspeitas e mais suspeitas, que, inclusive, chegam a levar a fabricação de fakes news.

Adiante!

Algumas vias de Goiânia tiveram suas pavimentações ‘sucadas’, mas sem o prosseguimento das obras. O que não deixa de causar uma dor de cabeça aos motoristas goianienses.

Estatísticas

É fato, mesmo com todo tipo de campanha e o endurecimento das leis brasileiras, aumentou-se e muito o número de casos de violências contra as mulheres e crianças. Algo que assusta.

Não gostou

Presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson não viu com bons olhos a nomeação de Ciro Nogueira como ministro da Casa Civil pelo presidente Jair Bolsonaro. Jefferson, inclusive, fez comparação com o ex-presidente Collor de Mello...

Delta

Nos EUA, o uso da máscara em alguns locais passa a ser obrigatório. O recuo tem explicação: a contaminação pela variante Delta, mais letal

Só ela!

A verdade é que a participação do Brasil nas Olimpíadas do Japão não tem empolgado muito. A única exceção é o caso da skatista Rayssa Fadinha, que aos 13 anos, levou medalha de prata na categoria.

A Goiânia de Attílio Corrêa Lima
Com a parceria da Associação dos Professores da PUC Goiás será lançado hoje, às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube da Editora NegaLilu, o livro ‘Goiânia de Attilio Corrêa Lima: Ideal Estético e Realidade Política’, de autoria da arquiteta, urbanista e, também, professora, Anamaria Diniz.

Vianópolis perde o ex-vereador Badu

Faleceu na madrugada da última quarta-feira, aos 73 anos, vítima de complicações do Alzheimer, o ex-vereador vianopolino Fábio Viegas, mais conhecido como ‘Badu’. Viegas foi uma atuante liderança política do MDB em Vianópolis, além de professor, historiador e jornalista com destaque no impresso ‘Folha de Vianópolis’ e comentarista de rádio na região as Estrada de Ferro. Lideranças políticas da região como os ex-prefeitos Issy Quinan, Silvio do Maracujá, o vereador por Goiânia, Anselmo Pereira e o deputado Henrique Arantes, manifestaram sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos do ex-vereador Badu.

A Del Valle Kapo lança a Promoção Para Sempre Criança para criar uma conexão emocional entre pais e filhos, colocando brincadeiras e diversão como forma de aproximar as famílias. A campanha promocional, criada em parceria pelas agências Bullet e Wunderman Thompson, vai sortear centenas de prêmios para serem curtidos em família. São mais de 750 itens incríveis, como tablets, blocos de montar, bicicletas, skates, videogames, smart TVs, teclados musicais, jogos, entre outros.

Em São Paulo, a justiça mandou prender os suspeitos de colocarem fogo na estátua do bandeirantes Borba Gato. Para muitos, mais do que certo. Lugar de vândalos é na cadeia.

Com essa onda de frio, quem sofre mais, alertam os especialistas são os incapazes, no caso, deficientes, enfermos mentais, crianças, parte dos idosos, além, lógico, dos animais.

’E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre’. - Apocalipse 5:13

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias