Cotidiano

Cooperativismo financeiro se destaca em São Paulo

São Paulo vem se tornando o mais importante mercado do Sicoob UniCentro Br, a cooperativa que foi fundada em 1992 em Goiânia, e atualmente presente na capital e no interior de Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Minas Gerais. Dos 43 pontos de atendimento, 18 estão no estado paulista, que tem se interessado cada vez mais pelos benefícios do cooperativismo financeiro

diario da manha

Nesta semana, a diretoria do Sicoob UniCentro Br recebeu, em Goiânia, o reitor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Pasqual Barretti, uma das mais tradicionais universidades de São Paulo. Acompanhado de executivos da instituição educacional paulista, ele veio conhecer mais sobre os fundamentos do cooperativismo financeiro. o reitor veio também discutir a criação de uma linha de crédito consignado muito atraente para os servidores ativos e inativos da Unesp.

“Hoje eu aprendi mais ainda sobre a organização de um sistema e como ele pode ajudar as pessoas. Realmente é admirável o papel do cooperativismo financeiro, um sistema inteligente, que gera lucro, mas não visa lucro como um valor maior, da forma que acontece em uma instituição financeira tradicional. A gente vê muito recurso canalizado para as pessoas, que retroalimentam o sistema, e vê ações sociais com mais intensidade”, destacou Barretti. Desde o início do ano, a cooperativa está presente no campus de Botucatu, um dos 24 espalhados pelo estado.

De acordo com estudo do Banco Central, a carteira de crédito das cooperativas no Brasil teve um aumento acumulado de 134,6% entre 2016 e 2020 e passou a responder por 5,1% da carteira de crédito do sistema financeiro nacional. O crescimento em número de cooperados aumentou em 9,4%, atingindo 11,9 milhões de associados.

Identificação

O reitor comentou que a presença do Sicoob UniCentro Br no campus de Botucatu é um projeto piloto, que pode ser ampliado. Em sua visão, as cooperativas apresentam alternativas de serviços financeiros para os futuros profissionais, e também fomentam a formação de uma nova cultura financeira. “Aconteceu uma primeira identificação em nosso campus de Botucatu, que é voltado para as ciências da saúde, porque essa é uma instituição financeira fundada por médicos, que traz em seu DNA essa questão da medicina de ter um olhar para o ser humano”, disse ele.

Um dos projetos sociais patrocinados pelo Sicoob UniCentro Br é a animação infantil Treina Dragão, realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu para amenizar o estresse das crianças durante os preparativos para exames e cirurgias. Por meio de óculos de realidade virtual, elas interagem com a animação, deixando de lado o nervosismo comum durante esses momentos.

Atualmente com 49 mil cooperados e mais de R$ 4 bilhões em ativos, o Sicoob UniCentro Br integra o Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob), maior sistema financeiro cooperativo do Brasil. Fundado em 1992, inicialmente era voltado para médicos, mas atualmente é aberto a todos os segmentos e profissionais. Em 2020, distribuiu mais de R$105 milhões de seu lucro líquido entre os cooperados. Esse é um dos principais diferenciais das cooperativas financeiras, que são regulamentadas pelo Banco Central, e também oferecem todos os serviços bancários com tarifas mais competitivas. Isso porque, ao invés de ser apenas um correntista de agência bancária, todo cooperado é sócio e participa da gestão por meio de voto.

Durante a visita dos executivos paulistas, o diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Raimundo Nonato Leite Pinto, explicou como é realizado na prática o propósito da instituição: conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade. “Nosso objetivo é fazer a intermediação financeira remunerando bem aqueles que fazem sua movimentação financeira por meio da cooperativa e fomentando o empreendedor, que precisa de recursos para crescer.”

Comentários