Home / Cotidiano

COTIDIANO

54 trabalhadores que eram mantidos em regime de "escravidão" são resgatados

Após receber oito denúncias sobre trabalho escravo em oitos cidades, a Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb-GO), resgatou 54 pessoas que eram mantidos em situação análoga a escravidão em Jataí.

De acordo com as informações divulgadas, entre as pessoas resgatadas estão três adolescentes, que foram contratados em Guará, interior de São Paulo, e em Novo Oriente no Piauí. Eles vieram para Goiás para trabalhar na extração de palhas de milho e produção de cigarros de palha para uma empresa de São Paulo.

Conforme a publicação do O Popular, os trabalhadores vieram em ônibus clandestinos e ficaram em alojamentos sem a menor condição de higiene, limpeza, ventilação, iluminação e ainda com uma superlotação, onde em apenas um quarto tinham 13 trabalhadores.

Os trabalhos foram paralisados e os responsáveis pelo local notificados. De acordo com as informações só de rescisão com os 54 trabalhadores, os envolvidos terem que pagar o equivalente a mais de R$ 297 mil.

Por manter os trabalhadores em condições semelhantes a escravidão, o responsável foi autuado por essa e outras infrações trabalhistas. Além das verbas rescisórias, o empresário vai custear também o retorno dos trabalhadores aos seus estados de origem.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias