Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ary Valadão: um governador humano e que fez obras sociais

Helton Lenine

O ex-governador Ary Valadão, que morreu hoje com 102 anos, realizou uma administração focada nas obras municipalistas, com destaque para os projetos Rio Formoso e Alto Paraíso, que focaram o desenvolvimento econômico com produção de grãos e de frutas nobres com ineditismo no cerrado goiano.
O Projeto Rio Formoso foi instalado na região Norte de Goiás (Mimoso de Goiás) e produzia arroz irrigado em alta escala para exportação. Já o Projeto Alto Paraíso foi instalado em Alto Paraíso de Goiás e produzia frutas nobres.

Ele, que tinha longa vivência política – foi prefeito de Anicuns, sua terra natal, deputado estadual por Goiás e pelo Tocantins – marcou a sua vida pública dedicada ao impulso aos municípios, com a construção de escolas e atração de empresas para a geração de empregos.

Ary e Dona Maria Valadão criaram, na década de 1980, o Programa Solidariedade – entrega de alimentos para a comunidade vulnerável, principalmente nos pequenos e carentes municípios goianos.

Em 1978 foi escolhido governador de Goiás pelo presidente Ernesto Geisel tomando posse no ano seguinte para quatro anos de mandato, filiando-se ao PDS após a reforma partidária.

Com a criação do Tocantins foi eleito deputado federal em 1988. Derrotado ao disputar o governo do novo estado em 1990, tornou-se suplente de deputado federal via PPR em 1994, chegando a ser convocado para exercer o mandato.

Como homenagem, seu nome foi dado a logradouros públicos tais como: ruas, bairros, entidades, conselhos, escolas, ginásios e avenidas em outras cidades goianas.

Esposo de Maria Valadão, que foi eleita deputada federal por Goiás em 1990 e 1994.

Filho de Benedito Teodoro Valadão e Emília Parrodi Valadão. Agricultor e industrial, foi membro da UDN e nela foi eleito prefeito de Anicuns em 1947 e 1954 e deputado estadual por Goiás em 1958 e 1962, chegando à presidência do diretório estadual da legenda e líder de sua bancada na Assembleia Legislativa de Goiás.

Foi também advogado, formado na Universidade Federal de Goiás e pós-graduado em Criminologia e Balística.

Durante sua estadia na Assembleia Legislativa acompanhou a deposição do governador Mauro Borges nos primeiros meses do Regime Militar de 1964 e após a imposição do bipartidarismo mudou para a Arena, sendo eleito deputado federal em 1966, 1970 e 1974, interrompendo sua estadia na Câmara dos Deputados em 1977 para ocupar o cargo de secretário de Justiça no governo Irapuan Costa Júnior onde permaneceu por um ano.

Em plena ditadura militar, em 1969, Ary Valadão (Arena) votou contra o processo de cassação do mandato do deputado Márcio Moreira Alves (MDB).

Governador Ronaldo Caiado manifesta pesar pela morte do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Abadia de Goiás, Nivaldo de Paula e Souza*

https://www.dm.com.br/cotidiano/2021/08/morre-ex-governador-ari-valadao/

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias