Home / Cotidiano

COTIDIANO

Os cuidados na hora de comer na rua

Presente em feiras e nas ruas do centro, o espetinho é praticamente unânime entre as pessoas na hora de escolher o que comer. O alimento é oferecido em diferentes opções, como carne, frango ou linguiça.

A versão "gourmetizada" do espetinho,maisconhecida como jantinha vem acompanhada de arroz, mandioca e vinagrete. O prato acaba sendo uma alternativa para aqueles que não tem tempo de preparar almoço ou janta e recorrem a um prato feito na hora.

Porém, os alimentos que ingerimos fora de casa podem não conter a quantidade correta de proteínas e carboidratos, e a salada presente no prato gera a falsa ilusão de uma alimentação saudável.

Para esclarecer as dúvidas sobre como comer de maneira saudável fora de casa, o Diário da Manhã entrevistou o nutricionista Rodrigo Lamonier, que explica que, em porções ideais, as jantinhas podem ser saudáveis, porém devemos nos atentar à forma de preparo do prato, visto que a adição de óleo e gordura em excesso podem ser prejudiciais à saúde.

Rodrigo ressalta que é importante escolher lugares onde o alimento é preparado de forma higiênica, pois o mau armazenamento da comida pode causar intoxicação alimentar e demais consequências no organismo, confira.

Os espetinhos podem substituir um almoço ou uma janta?

Podem sim. Na verdade as “jantinhas” disponíveis por aí, compostas por um espetinho, arroz e/ou mandioca, vinagrete e as vezes algum vegetal folhoso, nas porções ideais, podem ser opções práticas e balanceadas naqueles dias mais corridos que não seja possível preparar algo em casa (lembrando que em casa é melhor pela maior possibilidade de opções de vegetais).

Esse tipo de alimentação é saudável?

Essa resposta depende. Para verificar se uma alimentação é saudável devemos avaliar todo o contexto alimentar do indivíduo, então, consumir espetinhos e jantinhas pode ser considerado “saudável” para um grupo de pessoas, mas não para outro.

Porém, simplificando bem e levando em consideração apenas a jantinha, para ser classificada como “saudável”, devemos pesar alguns fatores como: a forma de preparo, se há a adição de óleo/gorduras em excesso (incluindo a famosa “manteiga do sertão”) ou não, se está consumindo o feijão tropeiro ou não, que é uma preparação extremamente rica em gorduras e com alta densidade calórica, se o espetinho escolhido é mais magro ou gordo, dentre outros. Então, podemos ver claramente que pode ser uma refeição “saudável” e leve ou bem pesada.

Além disso, é preciso ter cautela também com um assunto pouco falado que são os Produtos de Glicação Avançada que são formados durante o preparo dos espetinhos, principalmente feitos no carvão, que recebem uma carga ainda maior dessas substâncias. São substâncias que se ingeridas em excesso, possuem elevado potencial oxidativo e danoso para nosso organismo. Inclusive, alguns trabalhos mais recentes têm avaliado uma possível associação dessas substâncias com o risco de algumas doenças crônicas não transmissíveis. Logo, tenha moderação.

Os pratos de espetinho acompanhados de vinagrete e arroz são balanceados?

Depende da quantidade de vinagrete, arroz e o corte da carne do espetinho, além de outras questões relacionadas ao preparo da comida. Se é uma refeição balanceada, dependerá também de fatores individuais do consumidor (peso, altura, condição clínica, hábitos e outros). Mas como disse acima, com boas escolhas, podemos sim fazer combinações balanceadas com as jantinhas.

Quais as dicas para escolher um espetinho que não cause danos à saúde?

Preferir os locais que as preparações não sejam adicionadas de óleos e gorduras em excesso (atenção no arroz e outros acompanhamentos “brilhando” e/ou que causam algum desconforto gastrointestinal após consumo). Verificar se o local possui um bom controle higienicossanitário e todas as licenças para seu funcionamento (o que garantirá o controle de pragas). Ter atenção com o cheiro, sabor e características do espetinho, já que qualquer alteração pode ser sinal de armazenamento inadequado. Preferir os espetinhos mais magros e sem bacon (alcatra, filé, coxão mole, coxão duro, filé de frango). Evitar consumir o produto “torrado”.

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias