Cotidiano

105 mil vagas de emprego até o fim de ano

Diário da Manhã

Publicado em 29 de setembro de 2021 às 14:03 | Atualizado há 4 anos

Os setores varejistas e de serviços já estão de olho nas comemorações de fim de ano. E já se preparam para o principal período de vendas com a contratação de pessoal. O avanço da vacinação, o pleno funcionamento do comércio e a retomada dos serviços trazem esperança para empresários e desempregados, que sonham com uma oportunidade de trabalho. Goiânia tende a participar com 10% desse contingente. Tanto nos shoppings tradicionais quanto no comércio da Rua 44 com o aumento das vendas e da demanda de várias regiões do Brasil, sobretudo do Norte.

Uma pesquisa realizada em todas as regiões brasileiras pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, em parceria com o Sebrae, estima que aproximadamente 105 mil vagas serão abertas até dezembro, número próximo ao de 2019, período pré-pandemia.

De acordo com o levantamento, 69% dos empresários que pretendem contratar funcionários afirmam querer suprir a demanda que normalmente aumenta nesse período, uma redução de 19 pontos percentuais em relação a 2019, enquanto 14% preferem investir na qualidade dos serviços.

“Antecipar-se às comemora ções com novas contratações é um sinal de confiança na retoma da das vendas, uma vez que após o auge da pandemia inúmeras empresas tiveram que dispensar seus colaboradores para reduzir seus custos”, analisa o presidente da CNDL, José César da Costa. “Apesar de cauteloso, o em presário sabe que o final do ano é sempre um momento de au mento nas vendas e as empre sas precisam estar preparadas para essa demanda”, afirma José César. Embora não disponha de números, Geovar Pereira, presi dente da CDL Goiânia, entende que com a vacinação em massa do público, a tendência é de au mento nas vendas e contratação de novos empregados. De acordo com os empresá rios que não pretendem contra tar, os principais motivos são: não acreditam que haverá um aumento significativo da deman da que justifique as contratações (40%); não possuem verba para contratações (25%); os encar gos trabalhistas são muito altos (15%); e estão inseguros pelo his tórico de vendas deste ano não ter sido bom, inclusive nas datas comemorativas (13%). Comparando com a pesquisa realizada em 2019, o estudo re gistrou que houve aumento de 12 pontos percentuais das empre sas que não possuem verba para contratações. “O setor ainda se recupera de uma crise sanitária que impediu o funcionamento de lojas e trouxe forte impacto nas vendas. Apesar da recupe ração do setor vista no primeiro semestre do ano, o empresário ainda está endividado, inseguro e cauteloso”, destaca Costa. Contratações temporárias Considerando os empresá rios que já contrataram ou irão contratar funcionários para o fim do ano, a pesquisa mos tra que pouco mais da metade (52%) pretende contratar mão de obra temporária, percentu al que é igual ao de 2019 (52%). A inclinação para contratações por tempo determinado é sig nificativamente maior entre os empresários do comércio vare jista (63%) do que do setor de serviços (41%). A maior parte dos empre sários que recorrerão a contra tações temporárias (60%) não pretende contratar mais do que um ou dois funcionários para as vendas de fim de anos, sendo a minoria (15%) os que planejam empregar três ou mais funcio nários. A média de contratações por empresa será de dois cola boradores e o tempo médio de contratação de três meses. Considerando a forma da contratação, 57% abrirão vagas informais, 47% registrados em carteira de trabalho e 18% recor rerão à mão de obra terceiriza da. Em média, o número total de profissionais temporários será de dois colaboradores.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias