Cotidiano

Bolsonaro lança ferrovia em Mara Rosa, com Caiado

.

diario da manha

O presidente Jair Bolsonaro e o governador Ronaldo Caiado participam, nesta sexta-feira (17), às 15 horas, em Mara Rosa, no norte do Estado, do lançamento das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), pelo Governo Federal.

Os 383 quilômetros de trilhos da Fico ligarão o município do Norte goiano a Água Boa (MT) e interligam o Vale do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul, favorecendo o escoamento da safra aos portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e, no futuro, Ilhéus (BA).

Segundo o governo federal, serão destinados R$ 2,7 bilhões ao projeto. A construção da Fico foi possibilitada por investimento cruzado, utilizando a outorga da renovação antecipada de contrato com a Vale S/A pela Estrada de Ferro Vitória-Minas. Vale e Valec são parceiras na execução da obra, que deve gerar 4,6 mil empregos, entre diretos e indiretos.

A agenda de Bolsonaro em Goiás dentro de visitas e eventos do projeto Pró-Ferrovia, que se iniciou com o envio de um Medida Provisória para o Congresso que muda o regime de concessões para autorizações, como meio de facilitar a exploração comercial de ferrovias no país.

Bolsonaro esteve em Goiânia no dia 28 de agosto para encontro com lideranças evangélicas, depois participou de reunião com políticos e apoiadores. Na ocasião, o presidente mobilizava apoiadores para participação nos atos antidemocráticos de 7 de setembro.

Comentários