O dia 7 de setembro tomou todas as manchetes dos noticiários nacionais, preocupou a imprensa internacional, e inundou a internet com todo tipo de maluquice jamais vista em tempos de democracia. Gente tão doida que pede “dissolução do STF e do Congresso, prisão de ministros e parlamentares, com militares apontando armas para as cabeças dos que não estão alinhados com determinado grupo político.” Claro que 90% dessa pataquada não passa de uma maluquice sem tamanho, coisa de pessoas que precisam de um norte na vida! Mais Deus no coração ou… falta do que fazer. Pedir a volta de um “regime de exceção" imaginando que apenas o puxa-saquismo, uma camisa verde amarela ou uma bandeira do Brasil enrolada na cintura vão dar salvo conduto em um, digamos, “golpe” é um baita engano. Tem gente que acredita em “golpe brando”: vão fechar só o STF, dizem… É a síndrome do “canário de gaiola” que canta bonito enquanto está preso. Nosso país, apesar de todos os seus defeitos, é uma democracia forte e não será cama para regimes autoritários. O 7 de Setembro será mais um dia em que as ruas estarão cheias mas, vai prevalecer o bom senso das autoridades. Quem pede um país antidemocrático não é capaz de compreender que não existe “meio termo” neste negócio, ainda mais para quem anda acostumado a postar o que bem entende na internet. O dia 8 de setembro vai amanhecer como os demais dias deste ano, com o pessoal agendando novos eventos, que vão servir de palanque para o ano que vem. Afinal, todos estes movimentos que estão nas ruas, quinzenalmente, são uma forma inteligente de construir uma pré-campanha sem que o TSE e o TRE possam fazer qualquer coisa. Se isso é eficiente, não sabemos, mas, para alguns pré-candidatos ao congresso e as assembleias, é um excelente palanque.
Fio Direto
Primeira hora
Lembrança para políticos da base aliada que fazem restrição a presença de Daniel Vilela (MDB) na chapa majoritária de Ronaldo Caiado por não ser da “primeira hora”: tem muitos aliados no PP, PSB, PSD e Republicanos que também não apoiaram o democrata em 2018.
Empenho Daniel Vilela mantém diálogo com Gustavo Mendanha na tentativa de evitar a saída do prefeito de Aparecida de Goiânia do MDB para disputar a sucessão estadual.
Acordo
A tentativa do comando do MDB é de fixar regras para consulta aos membros do partido que possam ser avalizadas por Gustavo Mendanha e, ao final, acatado o resultado sobre aliança ou candidatura própria.
Mais cargos
A Câmara Municipal de Goiânia prepara reforma administrativa para criação de cargos comissionados para os gabinetes dos 35 vereadores, com salário máximo de R$ 8,5 mil.
Tucanos
Após o esvaziado encontro de Valparaíso de Goiás, a direção estadual do PSDB tenta mobilizar lideranças da região Nordeste do Estado para evento em Posse, dia 11 deste mês. Posse, como se sabe, é terra do ex-governador José Eliton, presidente estadual do PSDB.
Ele topa
Deputado federal Vitor Hugo (ainda no PSL) avisou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido): topa disputar o Palácio das Esmeraldas em 2022.
Sem preocupação!
Para o general da reserva Joaquim Silva e Luna, presidente da Petrobras, o preço da gasolina “não faz nem cócegas”: o salário de militar, benefícios e remuneração da estatal, acumulados, elevaram sua renda média a R$ 260 mil por mês.
Os que não foram
A aproximação do PSDB ao projeto de Gustavo Mendanha (MDB) já não é mais segredo. Seja por sobrevivência ou estratégia, os tucanos já até estenderam o tapete vermelho para o prefeito.
Uai?
Porém, nas redes sociais, ex-francoapoiadores do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) rechaçaram a aproximação do tucano ao emedebista. Como se nunca, na vida, tivessem apoiado Perillo.
Oposição menor
A oposição ao governo Ronaldo Caiado na Assembleia é a menor desde junho de 2019. O cenário também se estende aos municípios, onde a base aliada já ultrapassa 200 prefeituras.
Delegado Waldir volta ao palanque de Caiado

Após um período de distanciamento, o deputado federal Delegado Waldir Soares (foto), presidente estadual do PSL, está se reintegrado à base de Ronaldo Caiado. No último sábado, ele fez discurso com elogios ao governador, durante evento em Ceres, no Vale do São Patrício. “Caiado vai bem no governo e merece novo mandato”.
Linha cruzada
Descoberta de dois casos de vaca louca, um em Mato Grosso e outro em Minas, podem ser um alerta grave para o setor do agronegócio, que vive lua de mel com importadores asiáticos