Home / Cotidiano

COTIDIANO

“O senhor tornou a vida dos prefeitos mais fácil”

O prefeito de Orizona, Felipe Dias, que já administrou o município por oito anos em gestões anteriores, recebeu ontem o governador Ronaldo Caiado durante as comemorações de aniversário da cidade.

Felipe Dias relatou que, no passado, o atraso no pagamento de verbas para os municípios por parte do Estado era comum. Mas Caiado, ao assumir o mandato, mudou esta realidade: “O senhor tornou a vida dos prefeitos mais fácil. No passado, ficávamos até 11 meses com repasses do Governo do Estado atrasados”.

O depoimento do prefeito se refere às gestões anteriores que faziam uso de uma perversão administrativa: garantia algumas parcelas e atrasava ou jamais quitava outras. Os recursos da maior estatal goiana, a Celg, vendida para os italianos, foi diluído desta maneira com as cidades, que passaram a ver cada vez menos recursos do Estado.

Caiado garantiu que os atrasos nos repasses de verbas ficaram no passado. “Não atrasaremos nem um minuto. Manteremos a parcela na data certa para dar condições aos prefeitos de cumprirem suas missões nos municípios”, explicou.

Estrada de ferro

Orizona – localizada na região da estrada de ferro - celebra 171 anos. Na ocasião, Caiado entregou 224 Chromebooks a alunos da 3º série do Ensino Médio e participou da inauguração de um complexo esportivo de tênis.

“Somos um povo trabalhador e ordeiro. Tenho a honra de trazer benefícios para o município nesta data histórica”, afirmou Caiado. No evento, o governador reafirmou seu compromisso com o municipalismo. “Ninguém governa sozinho. Se governa com a parceria dos municípios. Mesmo com dificuldades, nunca atrasei o pagamento de verbas”, destacou.

Os computadores concedidos fazem parte do lote de 60 mil adquiridos pelo Governo de Goiás, com investimento total de R$ 144 milhões. Os equipamentos auxiliam na preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Felipe Dias agradeceu os investimentos do Estado em educação, saúde, e infraestrutura no município. “Estar ao lado do senhor é uma grande honra. Podemos dizer que nosso Estado está bem administrado”, declarou o gestor municipal.

Os Chromebooks mudaram a realidade dos estudantes do último ano do ensino médio da rede estadual de ensino em Goiás. Um deles é o aluno do Polo Taquaral, em Orizona, Lucas Gregory Silva de Alencar. O garoto, que não tem computador em casa, disse que com o aparelho tem mais motivação para estudar. “Vai me ajudar bastante”, declarou. Já a estudante do Colégio Estadual Maria Benedita Velozo, também no município, acredita que com a tecnologia terá mais chances de alcançar boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Como não tenho notebook e faço tudo pelo celular, vai ser ótimo para as atividades da escola”, afirmou.

Daniel Vilela, Delegado Waldir e José Nelto participam de solenidade

As comemorações do aniversário de Orizona contaram com a participação de parlamentares federais e do ex-deputado, Daniel Vilela. Durante a cerimônia de entrega dos computadores, o deputado federal Delegado Waldir lembrou os investimentos do Governo de Goiás no setor educacional. “Caiado reformou mais de mil escolas, deu reajuste salarial para os professores e recentemente o Auxílio-Aprimoramento Continuado, no valor de 500 reais para a categoria”, enumerou o parlamentar.

O colega de bancada, deputado federal José Nelto, destacou o trabalho do Governo de Goiás na região. “Orizona será uma das cidades beneficiadas com o Goiás em Movimento e terá suas ruas com asfalto de qualidade”, anunciou o parlamentar.

Leite

Orizona é destaque nacional na produção de leite, ocupando a posição de 8ª maior bacia leiteira do Brasil. No agronegócio, o município também produz frango, soja, milho, mel e coentro. Além da produção local de cachaça. Em seu discurso, o ex-deputado, Daniel Viela, citou a importância econômica do município para o Estado de Goiás. “É uma cidade que nos orgulha, que tem uma economia pujante, que realiza investimentos, que gera emprego e renda”, destacou.

No município, acompanhado do prefeito, Caiado conheceu ainda o Complexo de Tênis Leandro Coutinho Teles, espaço esportivo inaugurado nesta quarta-feira (15/09).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias