Cotidiano

Redemoinho de ‘cinzas’ se forma em região queimada, em Cachoeira Dourada

Quando são de maior intensidade podem levantar alguns objetos, mas não costumam arremessá-los com muita força. [...] Podem levantar barracas, fogo

diario da manha

Uma gravação mostra a formação de um redemoinho de “cinzas” em uma área de vegetação queimada, em Cachoeira Dourada, no sul de Goiás.

A funcionária pública municipal Lidiane Duarte, passava pelo local em um carro quando flagrou o fenômeno.

“A gente ficou muito assustado, muito apavorado. O redemoinho veio para cima, atravessou a rodovia por onde nós estávamos passando bem na frente do nosso carro, tanto é que eu parei de filmar, de tanto medo que eu fiquei”, contou.

Redemoinhos

O fenômeno é considerado comum nesta época do ano por especialistas, como o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim.

“A formação de redemoinho ocorre quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto que está muito aquecido. Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o ‘turbilhão de poeira’”, explicou.

Ainda de acordo com André, esses redemoinhos podem ter desde alguns centímetros até vários metros de altura. Em sua maioria, eles são breves e duram apenas alguns minutos.

Comentários