Home / Cotidiano

COTIDIANO

A CPI precisa responsabilizar os que erraram na pandemia

Oportunidade de tomar, de ter o controle sobre o combate a pandemia no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro teve. Mas ele e sua equipe, um monte de negacionistas, preferiram ignorar. De uma ‘gripezinha’, que segundo o ministro, Osmar Terra, duraria poucos dias, a Covid-19 fez um estrago medonho no Brasil. Mais de 600 mil vidas foram encurtadas e milhões de vítimas, com efeitos colaterais e seqüelas ficaram espalhadas pelo Brasil. A CPI da Pandemia, que não é nenhuma comissão de brincadeirinha, de fato, precisa responsabilizar os culpados pelo caos da doença no Brasil É questão de humanitarismo e de justiça. Se o presidente errou, como errou, ele e sua equipe, precisam ser responsabilizado. Inclusive, pelos crimes mais nefastos e irresponsáveis. O Brasil precisa fazer um levante contra quem quer que seja e fazer com que as leis no País sejam cumpridas. Não adianta alisar, nem contemporizar os que praticam o ilícito. O presidente da República errou!

Café da Manhã

As mulheres na gestão pública

A realização de uma série de lives sobre a ‘Participação feminina na gestão pública’ terminará em um webinário sobre o assunto. A ação está sendo promovida pela Megasoft Informática, com transmissão pelas redes sociais da empresa. O primeiro episódio teve a participação da deputada estadual Adriana Accorsi (foto), da prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, e da doutoranda em Direitos Humanos, Lízia Carvalho. Elas debateram o machismo estrutural na esfera pública e como enfrentá-lo. A mediadora do encontro foi a advogada Nara Bueno, especialista em Direito Eleitoral e mestranda em Direitos Humanos. A iniciativa busca entender os desafios enfrentados por essas participantes da política e profissionais que atuam em cargos públicos, cenário que ainda dominado por homens. Segundo o IBGE, as mulheres representam 51,8% da população do país. No entanto, a representação feminina não ultrapassa 15% das vagas no Congresso Nacional.

Pandemia valoriza papel dos professores

Os esforços dos professores durante as aulas remotas melhoraram a percepção das famílias dos estudantes quanto à profissão docente. De acordo com pesquisa do Itaú Social, Fundação Lemann e BID, 89% dos responsáveis reconhecem que os docentes têm um trabalho mais desafiador do que acreditavam antes da pandemia. Os professores também são a principal ponte entre escola e família. No Centro-Oeste, 75% afirmam que o principal apoio no retorno às aulas presenciais vem do contato com os docentes.

Alternativa

A verdade é que mesmo Lula (foto) em primeiro lugar, em todas as pesquisas eleitorais, o Brasil procura uma ‘terceira via’ para as eleições presidenciais do ano que vem. Nem Lula, nem Bolsonaro.

Conhecidos

Tanto Lula, quanto Bolsonaro sabem disso e fazem de tudo para ‘fidelizar’ os eleitores nas eleições de 2022. O problema é que as propostas e o modus operandi de cada um já são conhecidos dos eleitores brasileiros.

Normal

Aos poucos, Goiás vai voltando ao normal diante da pandemia da Covid-19. O problema é que o número de vítimas, de mortos, ainda não deixa de assustar.

Dela própria

É bom dizer que a volta às aglomerações nem sempre é fruto do negacionismo, mas do descaso, inclusive, da ‘militância de esquerda’, que critica a ação dos ‘negacionistas’

Absorventes

Até o dia 31, uma campanha vai arrecadar absorventes descartáveis e reutilizáveis e coletores menstruais para serem doados a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Parceria

A iniciativa é resultado de uma parceria da vereadora Aava Santiago (PSDB), a Ouvidoria da Mulher do Legislativo Municipal e a entidade sem fins lucrativos, Girl Up GO, que atua em favor da igualdade de gênero. Os insumos vão ser repassados a refugiadas e estudantes da rede municipal.

Série C

É se contentar mesmo com pouco. A Aparecidense comemora a volta à Série C. Bem, já estar na Série A não empolga tanto o brasileiro...

A realidade

O futebol goiano precisa superar a sua cartolagem, fraca e protecionista, só para seus dirigentes, e investir no que deve investir. Aliás, time mediano Goiás tem de montão. E a torcida não quer isso.

O diretor de cinema Rafael Calomeni esteve em Goiânia dirigindo às filmagens do filme Horizonte e foi recebido pelos empresários Lucíola Vitória e Sandro Juliano, donos do tradicional Ankai Seleto.

Até o dia 30, os produtos de marca própria Bretas estarão com valores especiais. O Festival de Marca Própria Bretas traz descontos que variam entre 5 a 15% em mais de 350 itens, em 68 categorias.

Para investir na carreira, os futuros universitários poderão aproveitar as campanhas de incentivo ao ingresso no ensino superior do segundo semestre. Na Estácio, nos dias 22 e 23, o Megavestibular trará condições especiais em diversos cursos de graduação. Nas modalidades Presencial e Semipresencial, os candidatos terão 40% de bolsa no 1º ano + 30% no curso todo.

O boicote é sempre a melhor arma do consumidor. A única indústria que aumentou o preço das cervejas no Brasil foi a Ambev.

’O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal’. - 1 Coríntios 13:4-5

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias