Home / Cotidiano

COTIDIANO

BRT anuncia frota menor que a prevista para operação

O Bus Rapid Transit (BRT), em oposto ao que foi anunciado irá iniciar a operação para atendimento de passageiros com apenas seis ônibus. Em agosto eles haviam anunciado que dez veículos começaria a operação, mas por conta da demanda o número foi menor. A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), informou que assim que todo o trajeto estiver em funcionamento, cerca de 35 veículos atenderão os usuários.

O Trecho 2 do BRT Norte-Sul será o primeiro a entrar em funcionamento, será entregue no dia 24 desse mês de outubro, quando se comemora o aniversario da capital. Mesma data que também será inaugurado o viaduto localizado em frente ao Shopping Passeio das Águas.

O trecho maior, até o Terminal Isidória, de 18 quilômetros deveria ser inaugurado primeiro, porém as obras só devem ser finalizadas em dezembro, segundo a Seinfra.

Em dados já divulgados pela prefeitura, os seis veículos que vão circular no início da operação do BRT têm capacidade para levar, cada um, até cem passageiros por viagem. A expectativa é que, juntos, realizem mais de 200 viagens por dia. O total de passageiros poderá chegar a até 36 mil passageiros.

O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu informa que esta semana serão realizadas as reuniões entre os gestores e operadores para discutir detalhes da operação.

Com menos de 20 dias para a inauguração, a CMTC afirma que ainda não possui um plano para a execução dos serviços e que aguarda a finalização das obras pela Seinfra. A previsão inicial é de que duas linhas façam o trajeto local, sendo que uma sairá do Terminal Recanto do Bosque para o Terminal Rodoviário e outra no sentido contrário.

No percurso a ser entregue no próximo dia 24, duas concessionárias serão responsáveis pelo transporte coletivo: Viação Reunidas e Rápido Araguaia. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo e Passageiros de Goiânia e Região Metropolitana (SET) afirmou que seis ônibus foram adquiridos e ainda não chegaram à capital, mas que estão sendo preparados e que chegarão à capital em data definida com a CMTC para início da operação.

A finalização da construção do Terminal Perimetral, localizado logo após o cruzamento com a Avenida Perimetral Norte, era fundamental para a liberação da primeira parte do corredor do ônibus BRT. É neste local que está o viaduto que dá preferência aos ônibus e em agosto passado, a estrutura para a via de concreto já havia sido implantada. A Seinfra afirmou que ele também será entregue no aniversário de Goiânia. Outras 15 estações de embarque e desembarque devem funcionar no percurso.


Mesmo com a entrega dos trechos do BRT fracionadas, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) havia anunciado que em outubro entregaria toda a sinalização no percurso que compreende os terminais Recanto do Bosque e Isidória.

No total, são 125 equipamentos eletrônicos, sendo 80 para os veículos e 45 para pedestres que cruzam o corredor. Entre os semáforos, 40 possuem prioridade para os ônibus, com instalação em cruzamentos com ruas e avenidas com maior movimento. A reportagem não conseguiu contato com a SMM até o fechamento desta matéria.

*Com informações do Jornal O POPULAR

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias