Cotidiano

Hackers seqüestram redes sociais da pré-campanha de Rafael Lara

Contas do Google e do Instagram do Compromisso com a Advocacia foram hackeadas e tiveram as senhas alteradas para impedir acesso dos administradores

diario da manha
Foto: Reprodução

A equipe de pré-campanha do advogado Rafael Lara Martins foi surpreendida neste sábado (2) com o seqüestro das redes sociais do Compromisso com a Advocacia, movimento que pretende disputar a sucessão na Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO). Com o crime cibernético, as contas do Instagram e do Google foram hackeadas e as senhas, substituídas, impedindo o acesso dos administradores.

A coordenação da pré-campanha pretende registrar um boletim de ocorrência e espera que a autoridade policial consiga chegar no autor ou autores do seqüestro. A prática está tipificada na Lei dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012), conhecida como Lei Carolina Dieckmann, que define como conduta ilícita atos como invadir computadores, violar dados de usuários ou derrubar sites.

Diante do ataque, o Movimento Compromisso com a Advocacia criou novos perfis e passou a disseminar as informações por meio da conta pessoal do pré-candidato (@rlaramartins).

Em postagem onde relata a situação, Rafael Lara lamentou o episódio, que qualificou de antidemocrático. “É uma pena que situações como essas ainda sejam praticadas, revelando a pior face daqueles que não tem compromisso com a advocacia e muito menos respeito com o democrático processo eleitoral. Isso só confirma que nos estamos no caminho certo, e não vamos parar de trabalhar em prol da advocacia do Estado de Goiás. Felizmente, experiência, preparo e caráter não podem ser tirados de nós! Seguiremos”, afirma Rafael Lara.

Há menos de uma semana, o perfil do Compromisso chegou a ultrapassar a marca de 3 mil seguidores, momento que foi muito comemorado pela militância, que promove alto engajamento e que tem dominado o cenário das redes sociais a favor de Rafael Lara.

O ataque acontece há quatro dias do prazo para o registro de chapas, momento em que a campanha se intensifica. A eleição acontece no dia 19 de novembro.

Comentários