Home / Cotidiano

COTIDIANO

Marques quer mais rigor na fiscalização do Rio Araguaia

Atento às questões ambientais, em 2020, o deputado estadual Rubens Marques (ele é do PROS) apresentou Projeto de Lei nº 2308/20, que versa sobre a criação do Programa de Proteção e Conservação das Nascentes de Água em Goiás. ‘Por décadas negligenciamos a preservação das nascentes e, principalmente, das matas ciliares que protegem os rios que abastecem as grandes bacias brasileiras. Como consequência da falta de ação das administrações estaduais e municipais, além da própria população, incontáveis fontes de água não servem mais para consumo humano’, argumentou o deputado na apresentação do projeto, que em julho de 2021 foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (do DEM) e virou lei em Goiás. ‘O Rio Araguaia, considerado o mais importante do Cerrado, que contribui com as bacias Amazônica e do Sudeste, hoje sofre com a depredação e a estiagem que a cada ano batem recordes. Com a criação da lei, esperamos mais campanhas de conscientização e fiscalização por parte do governo estadual e, também, da iniciativa privada, que precisa diretamente da água para a produção’, argumentou Marques. Com o projeto de lei proposto pelo deputado, a fiscalização deve ser mais rigorosa, e visa ‘identificar, cadastrar e, especialmente, preservar as nascentes de água, um recurso natural fundamental para a subsistência humana, manutenção da vida saudável e bem-estar do homem’.

Na Câmara


Deputado federal, Elias Vaz (ele é do PSB) recebeu o presidente do Sindifisco-GO, Paulo Sérgio Carmo, em encontro com a bancada goiana. Motivo: sensibilizar os parlamentares quanto ao prejuízo para os servidores e para a prestação dos serviços públicos, se a PEC 32, da Reforma Administrativa, for aprovada na Casa.

Aliados
‘Os auditores fiscais são grandes aliados na nossa luta por justiça fiscal e diminuição da desigualdade social’, disse Elias Vaz em suas redes sociais após visita de Paulo Sérgio.

Transparência
O sétimo Boletim Estratégico da Covid-19 feito pelo Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO) está disponível para a consulta. A ferramenta Informa sobre a execução orçamentária e financeira dos gastos relacionados ao enfrentamento da Covid-19 bem como fornece informações sobre aquisições realizadas em função da pandemia. Tudo pode ser conferido no site: https://bit.ly/2WIP1Cu

Negacionistas
Na Rússia, a população resiste em se vacinar contra a Covid-19. E lá, lá mesmo, há um recorde no número de mortos pela doença.

Contrasenso
E o pior de tudo: a Rússia é uma das pioneiras na descoberta e ns fabricação de uma vacina contra o vírus da Covid-19.

A campeã
Diifícil. A Enel em Goiás conseguiu atingir o ápice de impopularidade. Nos órgãos de reclamações, a empresa aparece em primeiro lugar. Desbancou, inclusive, as péssimas telefônicas.

Não funciona
A última crise que envolveu a Enel, com as quedas de energias em bairros da Capital e algumas cidades, levou a concessionária a pedir ‘desculpas’ à população. Só que pedidos de desculpas não resolvem o problema do povo.

Certíssimo
Nada mais certo do que os presos pagaram pelo uso das tornozeleiras. Errou, pagou.

Parceria que tem tudo para dar certo

A parceria de uma cerveja artesanal e um hambúrguer caseiro já tem data e local certo em Goiânia. Uma vez por mês, a Cervejaria Louvada fará uma ‘esticadinha’ no happy hour, com direito a um sanduíche especial de um parceiro da casa. A estreia da esticadinha acontece nesta quinta, a partir das 18h, no taproom, localizado no Setor Bela Vista, e vai brindar a chegada da sazonal Blond Ale de Caju, que pode ser apreciada como chope ou cerveja. ‘Nossa ideia é realizar, uma vez por mês, em uma quinta, happy hour diferente, com muitos sabores e uma esticadinha no horário para os nossos clientes’, adianta o empresário Felipe Fortunato, dono da franquia.

Reforço da ética na OAB de Inhumas

O movimento OAB Acolhedora e Combativa vai lançar Euster Pereira presidenta da Subseção de Inhumas. A advogada tem 25 anos de exercício profissional. Experiente na área, ela já foi delegada da Casa Subseção de Inhumas, membro da Comissão de Direito Previdenciário e é atual 2ª Secretária da Diretoria do Tribunal de Ética e presidente e juíza relatora da 4ª Câmara do Tribunal de Ética da OAB/GO.

Em apoio ao ‘Outubro Rosa’, o Shopping Flamboyant apresenta iluminação especial. Alertado para a importância do controle do câncer de mama, no mês de outubro, o Garden do Flamboyant exibe uma iluminação especial em tons de rosa. O movimento nasceu nos EUA na década de 1990 e desde então, tem apoiado na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Difícil entender as ações do secretário nacional de Cultura, Mário Frias, principalmente agora com a demissão de julgadores da chamada Lei Rouanet. Aonde é que o moço quer chegar?!!

No Brasil, se descobre tudo, mas nada é colocado em prática. Um teste desenvolvido aqui detecta o vírus da Covid na boca e, também, a sua carga viral. E aí, vai ser comercializado?!!

’Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia’. - Salmos 59:16

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias