Home / Cotidiano

COTIDIANO

Parceria proporciona melhorias na escola da Penitenciária Odenir Guimarães

Uma parceria entre a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) vai garantir melhores condições de estudo para cerca de 630 detentos da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG). Uma reforma estrutural está sendo realizada no Colégio Estadual Dona Lourdes Estivalete Teixeira, localizado dentro do presídio.

Segundo a direção da unidade prisional, pertencente à 1ª Coordenação Regional Prisional (CRP) da DGAP, a ação visa o possível retorno gradual das aulas presenciais no local, que oferece tanto o ensino fundamental quanto o médio. “Além da reforma estrutural, ainda foram realizadas a manutenção da parte elétrica, obras nas salas de aulas e áreas de convivência, e a construção da sala de cultura e de mídia”, ressalta o policial penal Roberto Lourenço, diretor do presídio.

Dentro do cenário de pandemia causado pelo novo coronavírus, os profissionais da educação trabalham, diariamente, para que a assistência à educação seja garantida aos detentos do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. “Uma das ferramentas mais importante para a ressocialização é a educação, tendo em vista que o conhecimento abre ramificações para diversas oportunidades de trabalho e uma nova vida”, reitera Lourenço.

Além da reforma, a unidade de ensino recebeu aparelho de ar condicionado, computadores, fogão, geladeira, dentre outros itens multimídias que serão utilizados na educação dos detentos. Os custodiados envolvidos nos estudos são beneficiados com a remição de pena, conforme determina a Lei de Execução Penal.

A previsão é que a benfeitoria seja totalmente finalizada nos próximos dias, consumando assim a aplicação das medidas estabelecidas pelo Governo de Goiás, em consonância com a Secretaria de Segurança Pública e a DGAP, no que tange o devido cumprimento da pena com garantia de uma reinserção social digna aos detentos.

Notícias Goiás

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias