Home / Cotidiano

COTIDIANO

Prevenção contra a obesidade adulta e infantil

No dia 11/10 é comemorado o dia Nacional de Prevenção a Obesidade, que foi instituído pela Lei nº 11.721/2.008, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da obesidade tanto em adultos como a infantil.

A obesidade é uma doença crônica causada por um acúmulo de gordura no corpo, pelo consumo de energia na alimentação. Essa doença além de reduzir a qualidade de vida pode trazer outras doenças como a diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e entre outros.

Além da obesidade adulta, também existem casos de obesidade infantil, que hoje chega à marca de 40 milhões de crianças com menos de 5 anos e 340 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos que apresentam sobrepeso, ou seja, estão obesas.

A especialista em Nutrição Esportiva, Funcional e Nutrição Estética, Drª Laís Teixeira Bittencourt Cintra, 34 anos, explica que para evitar e prevenir a obesidade, é preciso adotar hábitos alimentares saudáveis, em que todos os alimentos sejam incluídos e de forma equilibrada.

“Acredito que criando um estilo de vida saudável, adotando hábitos alimentares saudáveis, incluindo todos os alimentos de forma equilibrada, sem que seja necessária uma restrição severa e ao mesmo tempo podendo se permitir algumas refeições livres, para evitar o quadro de obesidade.” Drª Laís Teixeira Bittencourt Cintra.

Ela comenta que a atividade física é essencial para evitar a obesidade, e ter um sono regulado também pode ajudar na perca de peso.

“A combinação com atividade física também é essencial, uma vez que a manutenção do peso se torna possível com o equilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto calórico. E um sono reparador também é de fundamental importância."

Lais completa dizendo que o tratamento ideal para a obesidade, é o tratamento multidisciplinar, mas que tem que ser passado por uma avaliação médica.

“ O tratamento multidisciplinar com certeza é o mais eficaz. O médico é quem irá avaliar a parte hormonal e definir a necessidade de alguma medicação. O nutricionista planejará uma estratégia alimentar visando o emagrecimento. O psicólogo auxiliara quanto à causa da obesidade e na conscientização da importância do emagrecimento. O educador físico também é essencial na prescrição de treinos que se adequem a cada etapa do processo de emagrecimento.”

Dicas para uma alimentação saudável

  • Adotar uma alimentação balanceada e que inclua todos os grupos de alimentos, evitando restrições severas.
  • Apostar em um prato colorido, garante a ingestão de uma variedade de nutrientes.
  • Fracionar as refeições ao longo do dia.
  • Incluir 3 porções de frutas e 3 porções de verduras ao longo do dia.
  • Ingerir no mínimo 2 litros de água.
  • Preferir alimentos integrais. As fibras nos alimentos aumentam o tempo de saciedade.
  • Evitar alimentos gordurosos e ricos em açúcar.
  • Evitar o consumo frequente de açúcar e doces. Preferir frutas como sobremesa.
  • Evitar o consumo de refrigerantes e sucos industrializados.

Dicas para combater a obesidade infantil

  • Combinar com as crianças de 1 a 2 refeições com açúcar/ doces por semana.
  • Estimular a criança a adquirir hábitos saudáveis desde a introdução alimentar.
  • Envolver as crianças no preparo das refeições saudáveis pois isso torna o alimento mais atrativo.
  • Planejar os lanches para a criança levar para a escola.
  • Evitar abastecer a despensa de casa com alimentos industrializados como: biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, entre outros.

Quantos kg é considerado obesidade

De acordo com a especialista pode ser considerado obeso, uma pessoa que tenha um Índice de Massa Corporal acima dos 30 kg. E que essas contas são feitas ao dividir o peso da pessoa por sua altura ao quadrado.

“A obesidade adulta é definida quando o Índice de Massa Corporal está acima de 30 kg/m. Esse índice é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado. Crianças de 0 a 5 anos são classificados no estado nutricional de obesidade quando o IMC estiver acima da porcentagem de 99,9 ou de + 3 de escore z.”

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias