Cotidiano

Aparecida cai no Ranking de Competitividade

Município apresenta resultados negativos seguidos de índices nacionais que avaliam gestão; regressão compromete futuro da cidade

diario da manha
Educação de Aparecida de Goiânia apresentou queda de seis pontos

Após apresentar uma queda da 26° para a 249° posição no Índice Firjan, que avalia a gestão dos municípios brasileiros, Aparecida de Goiânia caiu consideravelmente no Ranking de Competitividade dos Municípios. Aparecida caiu para 209° colocação.

Conforme o estudo, o município teve queda de 50 posições em inovação e dinamismo.

A pesquisa é realizada em todo país a partir do Centro de Liderança Pública, Sebrae e Gove Digital. Estas entidades avaliam 65 indicadores que têm dados expostos publicamente.

Um dos pontos mais preocupantes para a queda de Aparecida refere-se à educação, que apresentou uma queda de seis pontos em relação ao último levantamento.

O município apresentou também regressão em vários pilares de gestão aponta o estudo nacional, caso do funcionamento da máquina pública, que teve queda de 16 pontos.

Uma das maiores preocupações dos analistas refere-se à sustentabilidade fiscal – índice que teve queda de 27 pontos.

Em menos de um mês, este é o segundo estudo nacional que aponta o município goiano com regressões de seus índices.

O índice Firjan chamou atenção principalmente quanto à queda nos investimentos realizados no município.

A queda nos dois estudos pode indicar comprometimento do município em arrecadação, equilíbrio fiscal, geração de emprego e qualidade de vida da população – caso da prestação de serviços como educação e saúde.

Comentários