Home / Cotidiano

COTIDIANO

Aparecida ganha Feira da Igualdade e do Artesanato

Uma noite de muita arte, cultura e música. Foi assim que a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Cultura, Articulação Política e Habitação, lançou na última quinta-feira (11) a Feira da Igualdade e do Artesanato (FIARTE). Voltada para o artesão aparecidense em geral, mas principalmente, para o empreendedor afro de Aparecida, a FIARTE tem como objetivo resgatar a cultura das comunidades tradicionais, bem como o desenvolvimento e fortalecimento dos artesãos.

A feira será realizada todas as quintas-feiras, das 17h às 21h30, no Centro de Artes e Esportes Unificados Orlando Alves Carneiro (Céu das Artes), no setor Cidade Vera Cruz II. Ao todo 60 expositores selecionados por identificação étnica e reconhecimento cultural, irão expor seus produtos que em sua maioria destacam fatos e características históricas e artísticas das comunidades tradicionais, como Matrizes Africanas, Haitianas, Indígenas, Ciganas, Ribeirinhas, Baianas de Acarajé, Quilombolas, dentre outras.

Maria de Lourdes das Dores Ferreira é presidente da Associação Quilombola de Aparecida e uma das expositoras da Fiarte. Para ela, a feira é um espaço importante para expor a arte, cultura e as tradições de todas as matrizes. “Cada um de nós sabe fazer uma coisa. Eu sei fazer turbante, outra sabe fazer tapete, a outra boneca, então isso aqui é muito importante para nós. Por meio da feira a gente expõe nossa arte, cultura, nossos saberes, tanto na comida quanto no artesanato”, comentou.

Segundo o secretário de Cultura de Aparecida, Avelino Marinho, a feira é um meio de economia criativa, uma ação que fortalece o turismo regional se tornando uma vitrine da regionalidade aparecidense que vem para evidenciar nossa arte e tradições. “Todos que desejam conhecer outras culturas, encontrar produtos que não estão em centros comerciais, mais personalizados e artesanais, a Fiarte é o lugar ideal. Nosso objetivo é incentivar o empreendedorismo, dar oportunidade de ampliar a renda dos artesãos e dos demais expositores, movimentar a economia do município e ao mesmo tempo promover cultura, arte e lazer para a comunidade local e os visitantes”, ressaltou.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Medanha, foi consagrada madrinha da Fiarte e ressaltou a importância da feira para as famílias de baixa-renda que dependem da comercialização dos seus produtos para o sustento de suas famílias. “O trabalho realizado pelas secretarias para valorizar e beneficiar nosso povo é primordial. Por isso, parabenizo a todos por criarem essa feira de artes e cultura. Percebi que a maioria dos artesãos inscritos estão no Cadastro Único da secretaria e terem agora uma forma de vender seus produtos é um meio de aumentarem a renda familiar”, comentou.

Mayara ainda ressalta que a independência financeira proporcionada pela Fiarte é fundamental para a melhoria da qualidade de vida de todos os membros da família. “É uma alegria imensa fazer parte desse incentivo, que, em contrapartida, promove arte e cultura à população. Como madrinha desse projeto é meu dever incentivá-lo para que se desenvolva cada vez mais”, destacou.

Os visitantes contam com stands de esculturas, telas plásticas, roupas, bijouterias, artesanatos, comidas típicas e diversos produtos artísticos. Durante as feiras, sempre haverá um palco cultural montado para realização de palestras, oficinas, apresentações artísticas como capoeira, dança, poesias, teatro, shows musicais e outras atrações culturais.

A dona de casa, Delma Oliveira da silva, moradora da região da feira, fez questão de passar no evento. “É uma feira maravilhosa, bem diferente, eu adorei. É um ótimo local para vir com toda a família, agora tenho mais uma opção para sair de casa, comprar coisas que precisamos para o dia a dia. Cheguei cedo e aproveitei para conhecer as diversas culturas representadas, estou encantada, inclusive já escolhi alguns produtos para levar como presentes de natal”, contou.

Os vereadores Sandro Oliveira (Cidadania) e Diony Nery (PSDB), representaram a Câmara Municipal no lançamento da Feira da Igualdade e do Artesanato Aparecidense. “Aproveito aqui para parabenizar todos os envolvidos tanto aos organizadores desse projeto quanto aos próprios expositores. São trabalhos incríveis, feitos a mão, que exige muito talento, delicadeza e prática”, disse Sandro Oliveira. “Essa feira tem tudo para ser um referencial, assim como a Feira do Cerrado de Goiânia, será um sucesso em todo estado”, pontuou Diony Nery.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias