Um dos eventos mais aguardados pelos consumidores está chegando. Marcada pelos preços baixos e promoções que fazem pessoas virarem noites nas portas das lojas, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, dia 26.
Apesar de ser uma data muito atratativa, com descontos em todos os ramos do varejo, o consumidor deve estar atento às fraudes e golpes que podem colocar tudo a perder, e o que poderia ser motivo de celebração, acaba se tornando uma grande dor de cabeça.
O superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, alerta que o consumidor deve estar atento aos falsos descontos oferecidos por algumas empresas.
"O consumidor que tem interesse em comprar algum produto ou até contratar um serviço, o ideal é que ele já comece a pesquisar o valor desse serviço com antecedência, para verificar o preço que era comercializado e o preço que está sendo comercializado na Black Friday, para verificar se realmente está sendo concedido o desconto que é informado pelo lojista, pelo vendedor", afirma Alex.
Ele frisa também o direito do consumidor de conferir o histórico de preço do produto. "Em Goiás, existe a Lei Estadual nº 19.607/2017, que fixa que todo lojista, quando solicitado pelo consumidor, deve apresentar o histórico do preço do produto", ressalta o superintendente.

Essa legislação estadual foi aprovada após muitos lojistas fornecerem o famoso "50% do dobro do preço" do produto no início da Black Friday no Brasil. O valor dos produtos aumentavam gradativamente ao longo do ano, até que em novembro era aplicado um desconto de um valor acima da média para aquele produto, gerando, ao consumidor, a falsa impressão de estar economizando.
Alex afirma que as compras on-line têm aumentado, não somente devido à pandemia, mas também pelos preços que costumam ser mais baixos, o que acaba estimulando o consumidor a adquirir produtos por meios eletrônicos. Porém, as chances de se cair em um golpe é maior do que em uma loja física.
"Nesse período aumenta o número de golpes, especialmente em lojas que anunciam e não entregam, lojas falsas. A sugestão que nós damos é que o consumidor pesquise sobre a empresa na internet, em sites de reclamação. Pesquisar também o CNPJ da empresa para verificar se esta realmente existe", alerta.
Para que não haja dor de cabeça, portanto, o consumidor deve estar atento a todas as promoções, já que é uma data que beneficia tanto quem compra, quanto quem fornece. O perigo está em fornecer falsas empresas e não adquirir nada em troca, por isso todo cuidado nessa data.
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