Home / Cotidiano

COTIDIANO

Aparecida constata transmissão comunitária da variante ômicron

Durante este fim de semana, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia detectou mais de 18 casos da variante Ômicron no município. Agora, a região metropolitana da cidade computa 22 casos da cepa entre moradores. Como um dos infectados não se sabe a origem da infecção, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS() constatou que a transmissão da variante é comunitária na cidade. Em todos os infectados, os sintomas se apresentaram de forma leve.

A transmissão comunitária acontece quando ocorrem casos sem vínculos a um caso confirmado ou situações de risco (como viagem a outros países, por exemplo). Ou seja, é aquela que não é possível rastrear qual a origem da infecção. O infectado por este tipo de transmissão é um homem de 50 anos, diabético. Ele foi o único que precisou ser hospitalizado, ficou internado por cinco dias em uma enfermaria e já teve alta médica

Entre os outros contaminados, quatro casos ainda estão em investigação e 17 tiveram contato com pessoas infectadas. A idade dos doentes varia entre 17 e 82 anos e 11 estão de alta e a outra metade está em isolamento domiciliar e acompanhada pela Central de Telemedicina.

Os primeiros casos da cepa foram detectados no dia 12 de dezembro. Eram duas pessoas vindas de Luanda, capital de Angola, que participaram de um encontro religioso em Goiânia. Após a confirmação dos dois primeiros casos de ômicron, a SMS ampliou os testes no Programa de Sequenciamento Genômico, que analisa as amostras positivas e mapeia a informação genética para identificar as variantes que estão circulando por Aparecida de Goiânia.

Cuidados
De acordo com as autoridades de saúde, os cuidados com a nova variante ainda permanecem os mesmo que a população está tomando desde o início da pandemia do coronavírus. A exemplo da vacinação (duas doses e reforço), uso de máscara facial cobrindo nariz e boca; higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool em gel 70%.

O teste de covid em Aparecida é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Especialidades. É preciso fazer o agendamento prévio por meio do aplicativo de Saúde Aparecida. O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida (aparecida.go.gov.br) ou pelo telefone 0800-646-1590.

Ômicron menos agressiva?
Estudos de todo mundo estão apontando que a ômicron é menos agressiva, do que a variante delta, com chance de 70% menor de pessoas serem hospitalizadas. Pode causar sintomas como dor de garganta, coriza e dor de cabeça. O que não significa que algumas pessoas não ficarão gravemente doentes.

Apesar dos sintomas mais leves, ela se espalha mais rápido do que outras variantes e pode contornar parte da proteção imunológica de vacinas e infecções anteriores.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias