O samba é uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil. O Dia Nacional do Samba é comemorado no dia 2 de dezembro, em homenagem a data em que o compositor Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez.
O samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros. Sendo assim, este ritmo é fruto da miscigenação entre a música africana e europeia nos campos e na cidade.
Devido a sua grande presença em todo território nacional, o samba assume formas diferenciadas em cada região, mas sempre mantendo a sua essência e alegria contagiante.
Temos diversos artistas que fazem parte da história do samba brasileiros, alguns deles são: Noel Rosa, Cartola, João Nogueira, Beth Carvalho, Tom Jobim, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, dentre outros.
Variações do samba
Samba de roda
A forma mais tradicional do gênero e talvez a sua primeira versão, é o Samba de Roda, deste surgiram as diversas variações que o estilo possui atualmente. Ele tem origem do estado da Bahia, onde era tocado e apreciado pelos escravos.
Esta variação do samba possui relação direta com o jogo de capoeira por isso o nome de roda, já que durante sua prática, um círculo de pessoas é formado e ao revezarem-se durante a dança-luta, tocam instrumentos como chacoalho, pandeiro, atabaque e o principal o Berimbau.
No entanto, atualmente, samba de roda pode ser facilmente confundido com roda de samba, em que o grupo se apresenta sentado, formando um círculo, possibilitando a interação dos participantes com o público no entorno.
Partido Alto
Assim como o samba de roda, o partido alto é um subgênero, em que durante a apresentação dois ou mais vocalistas se revezam versando rimas improvisadas, que dão a este estilo muito dinamismo. O berço do Partido Alto são os subúrbios e favelas do Rio de Janeiro de onde se popularizou para o restante do país.
Pagode
Na origem da palavra, Pagode não se caracteriza como um estilo musical ou um subgênero do Samba. A palavra de origem africana, na verdade dá nome as festas que aconteciam nas senzalas, e que claro, eram acompanhadas por muita música. Somente no final década de 70, o termo passou a ser associado às festas que aconteciam em casas do subúrbio do rio. Caracterizado por um ritmo repetitivo com instrumentos de percussão acompanhados de sons eletrônicos.
Aqui em Goiânia, o ritmo tem se destacado bastante e um grupo que tem se tornado referência no conhecimento do público e tem mostrado que em Goiás tem pagode para outros estados é o Kamisa 10. O grupo tem 91 mil seguidores no Instagram e 132 mil inscritos no Youtube.

Samba de Gafieira
O samba de gafieira é uma dança de salão, no entanto, o que diferencia é a atitude do dançarino diante de sua companhia. O estilo que também nasceu do Rio de Janeiro, tem como sua maior característica o estilo do carioca suburbano, que é cheio de ginga e malandragem.
Samba Rock
Que o samba é um ritmo contagiante e dançando todos sabem. O Samba-Rock nasceu da mescla entre o Samba e o Rockabilly (vertente do rock'n'roll que mistura R&B e música country). O estilo nasceu nos conhecidos bailes de salão de São Paulo entre as décadas de 60 e 70 e naquela época era conhecido como Sambalanço, para mais tarde se tornar Samba-Rock.
Samba Enredo
O formato surgiu no Rio de Janeiro, na década de 30, feito especialmente para o desfile de uma escola de Samba. Existe uma competição anual entre as agremiações, e portanto, os sambas enredos são produzidos para cada edição sobre uma só temática. O carnaval Brasileiro é mundialmente conhecido por ser a maior festa popular do país, que para durante 4 dias, para os desfiles e todas as festividades. Sobretudo o carnaval carioca que é um dos eventos turísticos mais aguardados do ano.
Samba-canção
Chamado também de "samba de meio de ano", o samba canção surge na década de 20 no Rio de Janeiro e se populariza no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Esse estilo é caracterizado por músicas românticas e ritmos mais lentos.
Samba-exaltação
O marco inicial desse estilo de samba é a música "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso (1903-1964), lançada no ano de 1939. Caracterizado por letras que apresentam temas patrióticos e ufanistas, bem de acordo com o momento histórico que o Brasil vivia no Estado Novo.
Ainda há outras variantes como: samba de breque, samba-choro, samba-sincopado, samba-carnavalesco, sambalanço, samba-reggae e bossa nova.
O dia nacional do samba será comemorado em todo o Brasil com diversas atrações, em Goiás não será diferente. Hoje, acontece a apresentação do grupo Dona da Roda no Canto da Primavera, em Pirenópolis.
O cantor de samba Fernando Boi e Banda se apresentarão no Canto da Primavera, no dia 04/12 ( sábado) com o show “Retratos da vida”.
Leia também: