Home / Cotidiano

COTIDIANO

Plano de Mobilidade de Goiânia terá como base pesquisa de origem-destino

A Prefeitura de Goiânia lançou nesta quinta-feira (2/12) a pesquisa “Por Onde Você Anda?”, que tem como foco coletar dados a respeito da movimentação da população residente na capital para subsidiar a elaboração do Plano de Mobilidade Goiânia. O PlanMobGyn deverá ser apresentado no primeiro semestre de 2022. Realizada na sistemática das pesquisas origem-destino, ela foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Desenvolvimento em Transportes (LDT).

Durante lançamento da pesquisa, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, destacou que a política de mobilidade urbana é um dos eixos fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade e que o planejamento urbano passa por oferecer à população bem-estar social e garantir que todos possam se deslocar com segurança e facilidade no seu dia-a-dia. "Exemplo disso é que o Plano Diretor de Goiânia, principal legislação a respeito do planejamento da cidade, tem a mobilidade urbana como um dos seus eixos principais. E todo o desenvolvimento da cidade é realizado pensando no ir e vir da população, nas vias e no tráfego de veículos”, observou.

O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, lembrou que Goiânia é uma das cidades mais motorizadas do Brasil, por isso é necessário também dar condições de circulação aos veículos. “Mas as pessoas não deslocam só de automóvel, a maioria dos deslocamentos são feitos por pedestres. O que essa pesquisa vai nos dar de forma dinâmica, atualizada e permanente é como as pessoas estão se deslocando na cidade, de onde, para onde e como. Essa ferramenta vai nos proporcionar isso, fazer ciência para a cidade, para a Prefeitura investir de forma certa, de forma científica, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, explicou.

Pela primeira vez a coleta de dados será realizada de forma totalmente virtual, algo inédito no país. Para isso, os técnicos da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), desenvolveram um sistema pelo qual a população poderá, por meio do Aplicativo Prefeitura 24 horas e do portal www.goiania.go.gov.br, responder ao questionário e colaborar no levantamento dos dados para o Plano de Mobilidade. “Disponibilizar a pesquisa por meio da Internet, via web, e pelo aplicativo Prefeitura 24 horas é democratizar o acesso à gestão pública, aproximando a população das decisões”, destacou o secretário da Sictec, André Martins.

A pesquisa conta com três partes de perguntas a serem preenchidas. A primeira é a de identificação do indivíduo, ainda tendo a possibilidade de responder de forma anônima. Já a segunda parte procura identificar a principal forma de locomoção de uma pessoa dentro do município. Por fim, é perguntado sobre os hábitos do cidadão em relação à pandemia e sua rotina diária.

Para o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, "o plano de mobilidade apresenta dois pontos importantes: o primeiro é a contribuição do transporte público através de todos os dados e informações que conseguimos levantar a partir da mobilidade dos nossos usuários, direcionando o plano. Outro fator determinante é que esta OD (Origem e Destino) que será realizada mostra exatamente o deslocamento e a movimentação das pessoas dentro da cidade, ou seja, conseguimos entender o interesse das pessoas através da locomoção e fazer um direcionamento correto dos recursos".

Como responder a pesquisa

A pesquisa “Por Onde Você Anda?” pode ser realizada de duas formas: via web, através do portal da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br), ou pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas.

Para responder a pesquisa em Web:

● Acesse o site da Prefeitura de Goiânia: www.goiania.go.gov.br;
● Clique no ícone referente a Pesquisa de Mobilidade na página inicial;
● No hotsite, clique em “Participe”;
● Já com acesso a pesquisa, responda as três partes até que a mensagem final apareça.

Para responder a pesquisa no aplicativo:

● Acesse o app Prefeitura 24 horas;
● Clique em “Serviços” na tela inicial;
● Escolha o ícone “Pesquisa de Mobilidade”;
● Responda a pesquisa até que ela seja finalizada.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias