Home / Cotidiano

COTIDIANO

Hugo faz mutirão de cirurgias de coluna

O Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) inicia na próxima segunda-feira, 31, o segundo mutirão de cirurgias promovido pela nova gestão da unidade. O primeiro ocorreu no início do mês e atendeu 257 pacientes que necessitavam de cirurgia ortopédica.

Desta vez, será realizado um mutirão para cirurgias de coluna. Durante duas semanas, duas salas do centro cirúrgico da unidade serão destinadas a pacientes com fraturas na coluna, decorrente de trauma. De acordo com médico cirurgião de trauma e quadril e coordenador da ortopedia do Hugo, Regis Castro, a meta é realizar 24 procedimentos e zerar a fila de espera da especialidade. “Com a ação o Hugo vai normalizar o fluxo para cirurgias de coluna”, afirma.

O médico ressalta que a unidade adquiriu novos equipamentos que serão utilizados no mutirão e em outras cirurgias. “Foram comprados cinco novos intensificadores de imagens, equipamento que converte raios X em luz e ao mesmo tempo aumenta sua intensidade. Também é conhecido como arco cirúrgico e pode ser usado em diversas cirurgias”, explicou Regis Castro.

O mutirão é coordenado pelos médicos Regis Castro, André Cardoso e Fernando Rodrigues e conta com a participação de sete cirurgiões e de uma equipe assistencial.

História

Inaugurado em 1991, o Hugo é o segundo maior hospital de urgência e emergência de Goiás, e além da assistência, também é um hospital de ensino, pesquisa e extensão universitária. O hospital tem programas como o de microcirurgia, que realiza procedimentos como reconstituição de órgãos, reparação cirúrgica e reconstrução de membros inferiores, superiores, da face e até reimplantes. O hospital possui 381 leitos para internação, sendo 56 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e centro cirúrgico com 10 salas em funcionamento.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias