Home / Cotidiano

COTIDIANO

Piloto de parapente de Catalão, morre durante voo em evento de Minas Gerais

Na tarde deste domingo (27), um piloto de parapente residente em Catalão morreu durante voo realizado no Fly Uai, na cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais.

Valdemiro Martins Rafael, de 41 anos, fazia voos livres como treinamento para o campeonato mineiro, quando o equipamento começou a girar, perdeu altitude e caiu.

O acidente foi registrado por pessoas que assistiam às manobras no Pico da Ibituruna, montanha a mais de 1,1 mil metros de altura, onde era realizado o evento.

Segundo a Prefeitura de Governador Valadares, a queda do piloto ocorreu em um local de difícil acesso, equipes do Corpo de Bombeiros e Samu foram acionadas. O helicóptero da Polícia Militar de Minas Gerais auxiliou no transporte da vítima.

Valdemiro teve politraumatismo gravíssimo, foi rapidamente socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada no hospital municipal. De acordo com nota emitida pela Prefeitura, o piloto tinha todos os pré-requisitos, bem como experiência para a prática do voo, ele estava acompanhado de uma equipe e instrutor de voo.

Ainda conforme relata a gestão municipal, a organização do evento cumpriu todas as normas de segurança necessárias, tais como: exigência da habilitação pela Confederação Brasileira de Voo Livre, assinatura do termo de responsabilidade pelo piloto sobre os riscos da prática esportiva, orientações com os participantes antes das provas sobre as condições de voo do dia e do local, além de equipes de salvamento a postos para rápido socorro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias