Home / Cotidiano

COTIDIANO

Programa Expresso ganha destaque nacional em Gestão Pública

“Expresso – A estratégia de transformação dos serviços públicos do Estado de Goiás” foi um dos trabalhos do Governo de Goiás selecionados para apresentação no XI Congresso Consad de Gestão Pública, realizado na semana passada, em Brasília, entre os dias 22 e 24 de março. O evento, que reúne as melhores práticas de gestão pública do país, teve como tema principal neste ano a ‘Inovação e Modernização Administrativa para os Estados’.

Dentro da categoria Governo Digital, o programa Expresso foi apresentado pela superintendente da Central de Transformação Pública da Sead, Vânia Marçal Bareicha, em painel concorrido, no primeiro dia do congresso. Bareicha explicou que o programa foi criado a partir da necessidade de transformar o atendimento ao cidadão, oferecendo a oportunidade de acesso aos serviços públicos de forma democrática, com qualidade e cobertura de todas as regiões do Estado.

"O objetivo maior é desburocratizar o atendimento, ofertando mais agilidade, clareza e respeito ao cidadão, buscando a melhoria da experiência dos usuários no serviço público", resumiu a superintendente. O Expresso reúne hoje mais de 100 serviços estaduais, totalmente digitalizados, no portal expresso.go.gov.br. Estão disponíveis ainda outros canais de atendimento, como o aplicativo Expresso e terminais de autoatendimento (Expresso Totem) distribuídos pelo Estado.

Outras duas modalidades oferecem interação híbrida (virtual e presencial), com intermediação de um servidor: Expresso Balcão - uma parceria com as prefeituras, e Expresso Correios, com atendimento nas agências dos Correios, em 62 municípios. O objetivo de manter serviços com auxílio de um servidor é promover a inclusão de quem ainda não possui acesso à internet ou apresenta dificuldades no manuseio de equipamentos digitais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias